Com o receio de contrair a Covid-19, muitos consumidores que não eram adeptos das sacolas retornáveis para carregar suas compras de supermercado mudaram o hábito. Isso pode ser visto no aumento da comercialização de ecobags nas unidades do Bretas em Goiás e Minas Gerais. Entre os meses de abril a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, a rede registrou um aumento de 338% nas vendas do produto.
“Com a pandemia, observamos oportunidades na venda de sacolas retornáveis e passamos a incentivar ainda mais o consumo em nossas lojas. Antes os clientes utilizavam muitas caixas de papelão e sacolas plásticas. Porém, com os riscos de contaminação desses materiais e por ser mais difícil a higienização dos mesmos, os próprios clientes enxergaram as sacolas retornáveis como uma opção mais prática e segura”, explica o Gerente Regional do Bretas, Nisvan Caldas.
Para fomentar as vendas e aproveitar esse novo comportamento do consumidor, a rede foi mais criativa na exposição do produto. “Agora, temos sacolas retornáveis disponíveis em toda a frente de caixa, facilitando na hora da compra”, completa.
A empresária Divanir Rosa Duarte Almeida de Lima revela que sempre usa sacolas retornáveis e já tem uma coleção em casa. “As sacolas retornáveis são mais resistentes. Sou muito adepta da reciclagem e com os cuidados com o meio ambiente. As opções com estampagens diferenciadas, como as do Bretas, nos estimulam a usar”, afirma.
Limpeza
É fundamental a higienização da sacola retornável após o uso. Depois de guardar as compras, o consumidor deve imediatamente lavar as sacolas reutilizáveis com água e sabão para evitar que, eventualmente, o vírus permaneça naquela superfície. Ou, se preferir e o material da sacola permitir, o consumidor pode borrifar álcool a 70% ou uma mistura de água sanitária e água e, em seguida, secar com um lenço de papel ou guardanapo.
Futuro melhor
Além oferecer praticidade para o consumidor, na compra das ecobgas nas lojas do Bretas, o consumidor ajuda ao próximo. Vinte centavos de cada sacola vendida são destinados às ações sociais da Cencosud, com foco na qualidade de vida e bem-estar da população com mais de 50 anos.
O uso da sacola higienizada é também uma medida de preservação ecológica. Um estudo da Breaking the Plastic Wave (Quebrando a Onda dos Plásticos), realizado pela Fundação Ellen MacArthur e Universidade de Oxford, mostra que o volume de plástico existente nos oceanos quadruplicará, atingindo em 2040 a marca de 600 milhões de toneladas. Atualmente, só no Brasil são produzidas 11 toneladas de plástico todos os anos.
Sobre o Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos.