Com apoio do Sicoob, maior enxadrista do Brasil participa de torneio em Goiânia

Você está visualizando atualmente Com apoio do Sicoob, maior enxadrista do Brasil participa de torneio em Goiânia
Divulgação

O Grande Mestre (GM) do xadrez brasileiro, Henrique Mecking, o Mequinho, de 71 anos, estará em Goiânia no dia 23 de setembro para participar de uma simultânea com jogadores durante a 1ª edição do Festival Xadrez no Cubo. O evento, que será no Shopping Flamboyant, receberá também a final do Circuito Escolar.

Mequinho já foi o número 3 do ranking da FIDE, a Federação Internacional de Xadrez, e é tido como o maior jogador da América do Sul. Ainda durante o evento, no dia 24 de setembro, ocorrerá um torneio fechado com 4 Grandes Mestres brasileiros: Everaldo Matsuura, krikor Mekhitarian, Renato Quintiliano e Alexandr Fier.

Circuito Escolar

A competição com estudantes de escolas públicas e privadas de Goiás ocorreu ao longo do ano, e a etapa final do Circuito de Xadrez Escolar contará com 80 finalistas e terá o patrocínio do Sicoob. Eles serão divididos em quatro categorias: 1° ao 3° ano; 4° e 5° anos; 6° ao 8°ano e 9°ano ao Ensino Médio.

O evento, que será montado dentro de um cubo de vidro, será aberto ao público e acontecerá no sábado (23) das 10h às 22h e no domingo (24) das 12h às 20h. Os torneios terão a parceria do Sicoob, com base nos princípios do cooperativismo para fomentar o esporte na comunidade.

Mequinho

Henrique Mecking nasceu no dia 23 de janeiro de 1952 em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e aprendeu a jogar xadrez com apenas quatro anos de idade. Aos sete já disputava com adultos e, aos 13, obteve o primeiro título nacional. Considerado um fenômeno, chegou a lotar o Maracanã de torcedores disputando o campeonato sul-americano.

Venceu os torneios internacionais de Petrópolis-RJ (1973) e de Manila-Nicarágua (1976). Consequentemente, teve a chance de disputar por duas vezes o Torneio de Candidatos, mas foi eliminado em ambas pelos adversários Viktor Korchnoi (1974) e Lev Polugaevsky (1977).

Viveu o melhor momento de sua carreira em 1977, quando conquistou a terceira posição no ranking da FIDE, mas um ano depois uma doença grave o obrigou a afastar-se dos jogos.

Deixe um comentário