Colégio Agostiniano promove ações em prol da saúde mental de seus alunos

Você está visualizando atualmente Colégio Agostiniano promove ações em prol da saúde mental de seus alunos
Campanha Setembro Amarelo envolve os estudantes e toda comunidade escolar sobre a importância da saúde mental e promoção à vida (Divulgação)

Uma pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) aponta o crescimento dos transtornos mentais e depressão entre os jovens de 18 a 24 anos durante a pandemia no Brasil. A ansiedade (16%) foi a doença mais citada, seguida de depressão (8%) e síndrome do pânico (3%).

Iniciativa em prol da saúde mental envolvem estudantes em uma série de interações (Divulgação)

A direção do Colégio Agostiniano, a partir da coordenação da psicóloga Líllian Donzelli, realiza no mês de setembro uma série de interações para envolver os estudantes e ampliar a sua percepção sobre a saúde mental.

Segundo a coordenadora, a campanha tem como recorte a promoção à vida.

“A geração da  vida não acontece somente a partir de uma gestação, mas do impacto de nossas ações na vida de alguém. Podemos ser geradores de vida e ânimo com gestos simples, influenciando positivamente nós próprios e quem está ao nosso lado”.

Confira a programação:

  • Varal da Vida (09 a 17/09): mensagens otimistas, escritas pelos alunos, serão dispostas em um varal para quem desejar pegar um cartão para si. No dia 14/09, o varal será montado na parte externa do colégio para que a ação alcance a comunidade e que quem passar por lá leve sua mensagem.
  • Abraço pela Vida (15/09): alunos, professores e colaboradores estarão em torno do quarteirão da escola, às 9 horas, simbolizando um abraço gigante. Não haverá toque, respeitando o distanciamento necessário em tempos de Covid, mas o ato representará a união e o companheirismo como sinais de uma vida saudável.
  • Biblioteca Humana (20 a 24/09): esse projeto propicia aos estudantes experiência semelhante à escolha de um livro em uma biblioteca. Os alunos poderão escolher uma das pessoas disponíveis para escutar a sua história de vida e, assim, ampliar sua empatia e solidariedade ao conhecer a história de vida do outro.

Ações sociais

Durante todo mês, os alunos do 6º ano vão gravar histórias literárias que serão transformadas em podcasts e disponibilizadas às pessoas assistidas em um asilo. Como as visitas a essas instituições estão suspensas devido à pandemia, a escola encontrou uma forma de estar próxima a esses idosos, que por muitas vezes se sentem só.

Os alunos do 7º ano irão confeccionar cartões com mensagens de acolhimento e conforto para os colaboradores do Colégio que perderam familiares vítimas da Covid em um exercício de empatia.

Oficinas de artesanato

Neste mês, o Colégio Agostiniano também realizará a oficina “Não corte, costure!”, um ambiente de acolhimento aos alunos, de partilha e ocupação produtiva. “Queremos criar um espaço terapêutico para os adolescentes que emocionalmente encontram-se adoecidos e alguns que se automutilam na tentativa de aliviar a sua angústia e a ansiedade”, conta Donzelli.

A ideia é promover encontros semanais com uma hora de duração, dando a oportunidade de os alunos expressarem seus sentimentos por meio da produção de artesanato. O trabalho será doado às crianças do Hospital Araújo Jorge.

Deixe um comentário