CityBus 2.0 completa um ano com 80 mil clientes

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Primeiro transporte público coletivo sob demanda da América Latina, o CityBus 2.0 iniciou sua operação em Goiânia no dia 11 de fevereiro de 2019, completando nesse mês seu primeiro ano de serviço. Nesse período, muitas conquistas, mas também muitos desafios para que o serviço, inédito, conquistasse a confiança dos goianienses e a credibilidade de outros Estados, que hoje querem seguir o modelo de serviço implantado em Goiânia.

O CityBus 2.0 é uma aposta da HP Transportes, empresa do segmento de transporte público coletivo que atua na Região Metropolitana de Goiânia. O serviço é o resultado de uma longa jornada de inovação com o objetivo de transformar o transporte público coletivo, a visão do goianiense sobre transporte coletivo e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.

Inicialmente em período de testes, com 15 miniônibus e abrangendo 11 bairros do centro da capital. Em julho a operação do CityBus 2.0 foi consolidada com a sua primeira expansão para mais 13 bairros, passando a atender um perímetro de aproximadamente 40,8 quilômetros quadrados. Em novembro, mais cinco bairros foram contemplados com nova expansão, passando o serviço a atender uma área total de 43 quilômetros.

Durante um ano, a frota do CityBus 2.0, que hoje conta com 40 veículos, percorreu uma distância total de 1.172.095 quilômetros, um percurso equivalente a três idas à lua. Nesse período, estima-se que o serviço tenha retirado 6.500 veículos das ruas da capital de Goiás, já que 81% dos clientes do CityBus 2.0 vieram de modos individuais (carro, moto, apps e outros), segundo apurou pesquisa realizada por discentes de mestrado em Transportes da Universidade Nacional de Brasília (UNB), comprovando a tendência de troca de carros e transporte individual pelo serviço coletivo por aplicativo.

Precisa caminhar só um pouquinho

O CityBus 2.0 pode ser considerado um serviço de esquina a esquina, já que o cliente precisa se deslocar, em média, 130 metros para encontrar o transporte no ponto virtual de embarque e desembarque. Todos esses passinhos ao longo de um ano geraram um gasto de 13.187 calorias, considerando a soma das distâncias por todas as pessoas para embarque e desembarque em um ano de serviço.

“Como o serviço é coletivo, o cliente tem que se deslocar alguns metros para aguardar o transporte. Isso garante viagens mais rápidas em percursos mais otimizados. Durante o dia são apenas alguns passos, às vezes, menos até do que costumamos andar entre o local em que estacionamos o carro e nosso destino. E à noite ainda tentamos reduzir essa distância para melhorar a segurança dos passageiros”, pontua Hugo Santana, diretor de transportes da HP Transportes.

Melhorias e avaliação

À medida que o serviço foi se desenvolvendo, os miniônibus foram aperfeiçoados a partir da vivência e das sugestões dos clientes. Os veículos com assentos confortáveis e ar condicionado ganharam carregadores de tomada e USB para celulares e câmeras de segurança para monitoramento das viagens, oferecendo segurança para motoristas e clientes. Os passageiros passaram a contar duas possibilidades ETA – Estimated time of arrival (em português, tempo estimado de chegada), para escolher e poder planejar sua viagem com antecedência. Houve ainda o incremento do serviço aos domingos, atendendo também pedidos de clientes.

O bancário Maurício Acedo de Aquino utiliza o serviço desde o lançamento e, após as expansões, aumentou seu número de viagens de duas para em torno de 10 por semana, para trabalho e lazer com a família. Ele considera o serviço um ótimo custo benefício por tudo que ele entrega. “Como um transporte coletivo, ele é muito bem executado, não somente pelo custo benefício. Além do conforto e conveniência, o atendimento de todos os motoristas é espetacular. Eu nunca tive ocorrência negativa, sempre fui muito bem atendido e com muita cordialidade”, considera, completando o importante papel do serviço para a mobilidade da cidade. “O serviço coletivo do Citybus 2.0 nos faz repensar ainda mais as necessidades de ter um automóvel como um bem, já que as cidades não estão preparadas para o aumento constante do transporte individual, e logo o ‘sistema de mobilidade do Brasil’, das grandes cidades, vai travar se a conscientização não mudar”.

O serviço já registra 80 mil clientes cadastrados nas plataformas iOS e Android e seu app tem excelente avaliação nas lojas virtuais, 4.8, assim como o serviço, com avaliação dos clientes em 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza dos miniônibus, rotas e paradas do trajeto. Além disso, 98% dos clientes indicam o serviço. A influenciadora digital Cláudia Cristina Soares de Souza, de 40 anos, conheceu o CityBus 2.0 através de reportagens na TV, e considera o serviço prático, seguro e rápido e recomenda. “Indicaria sim, principalmente para que o serviço cresça e tenha continuidade”, afirma Cláudia, que sempre o utiliza sozinha ou com o marido e os filhos.

O empresário Leonardo Coifman afirma que, além de utilizar o serviço desde a implantação, sempre divulga entre seus conhecidos. “Há momentos que fica mais viável utilizar o CityBus 2.0 do que um uber. Isso é muito melhor, inclusive em relação aos gastos com um automóvel próprio”, avalia.

Modelo é referência

A iniciativa em Goiânia é referência para outras cidades no país. Em dezembro, Fortaleza implantou o TopBus+, serviço de transporte público coletivo sob demanda, similar ao CityBus 2.0. A iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tornou a capital cearense a segunda cidade brasileira a oferecer esse serviço. Em abril, está prevista a implantação do CityBus DF, que inicialmente circulará na região de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. A operação será feita pela Urbi Mobilidade Urbana, empresa do grupo HP Transportes. “Queremos levar para o Distrito Federal a experiência do CityBus e uma nova cultura de mobilidade. Na medida em que o nosso cliente deixa seu carro em casa e viaja conosco, pode aproveitar o tempo do percurso para trabalhar, ler, conversar, e ainda contribuir para um trânsito melhor na cidade”, explica Indiara Ferreira, diretora executiva da HP Transportes.

Ainda no primeiro semestre deste ano novos bairros devem ser atendidos em uma nova expansão. “Assim como as outras expansões e todas as melhorias que fizemos partiram a partir dos pedidos e sugestões dos nossos clientes, estamos estudando os setores com maiores solicitações para viabilizar a ampliação da operação”, adianta Santana.

Números do CityBus 2.0 em um ano

Clientes cadastrados: Mais de 80 mil cadastros: volume capaz de lotar quase dois Estádios Serra Dourada (capacidade para até 50.049 pessoas)

Avaliação do Serviço: 4,9 Estrelas. 98% dos clientes que usam, indicam.

Distância Percorrida: 1.172.095 Km. Daria para ir à Lua 3 vezes (Distância da Terra à Lua: 384.403 Km)

Calorias Queimadas: 13.187 Kcal (soma de toda a distância de caminhada para embarque e desembarque até o destino selecionado de todos os clientes ao longo de 1 ano de operação). Equivale queimar as calorias de mais de 440 pequis (Considerando a polpa de um caroço de pequi: 30 calorias)

Quantidade de veículos retirados das ruas: 6.500. Daria pra lotar todo o estacionamento do Estádio Serra Dourada e ainda sobrariam 500 veículos estacionados ao redor. (Estádio Serra Dourada: capacidade para estacionar até 6 mil veículos).

CO2 não emitidos na atmosfera: 64 toneladas, o equivalente a absorção de CO2 de mais de 392.638 árvores adultas da Mata Atlântica. (Árvores da Mata Atlântica: em fase adulta chegam a retirar até 163Kg de CO2 da atmosfera).

Bairros atendidos pelo CityBus:

Setor Central

Setor Universitário

Setor Sul

Setor Marista

Setor Bela Vista

Vila São João

Vila Maria José

Jardim Goiás

Setor Nova Vila

Setor Oeste

Setor Bueno

Alto da Glória

Parque Amazônia

Serrinha

Nova Suíça

Setor Areião

Conjunto Vila Isabel

Jardim da Luz

Vila Redenção

Jardim América

Setor Pedro Ludovico

Vila Rosa

Jardim Atlântico

Vila Divino Pai Eterno

Setor dos Afonsos

Vila São Tomaz

Setor Coimbra

Vila Alpes

Vila Bela

Setor Norte Ferroviário

Vila União

Vila Lucy

Setor Sudoeste

Jardim Europa

Vila Santa Efigênia

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