ChatGPT: Apenas o início do futuro

No momento, você está visualizando ChatGPT: Apenas o início do futuro
Reprodução

Por Danilo Brito

O avanço da tecnologia segue trazendo cada vez mais ferramentas para facilitar nosso dia a dia, o ChatGPT foi a mais recente dessas a ser lançada. Desde facilitar pesquisas, cálculos matemáticos simples e redações, dentre diversos outros, o objetivo de otimizar tempo e recursos diários tem sido, de modo geral, alcançado.

Não é novidade que IA e Machine Learning são áreas de investimento pesado por parte do Google há anos. Mas desde a sua chegada em novembro do ano passado, o ChatGPT da OpenAI, tem feito seu nome como um dos assuntos mais discutidos dentro e fora do mundo tecnológico.

A ferramenta recém disponibilizada ainda sofre com alguns problemas, mas os resultados têm agradado os usuários que se dispõem a testar. E apesar dos avisos que aparecem em tela no início da conversa, como superlotação do site, possíveis respostas mentirosas e/ou ofensivas por parte da ferramenta e a recomendação contra o compartilhamento de dados pessoais importantes com a IA, o ChatGPT ainda recebe milhões de visitas.

O presidente-executivo da OpenAI já reconheceu as limitações da criação e que o processo ainda está acontecendo para que muitas melhorias sejam feitas, e até aconselhou os usuários: “É um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora. É uma prévia do progresso; temos muito trabalho a fazer em robustez e veracidade”.

Dentro do processo de melhora e na tentativa de diminuir o conteúdo ofensivo nas respostas da IA, funcionários do Quênia foram terceirizados para examinar e definir conteúdos violentos e ofensivos que não deveriam fazer parte do repertório do chat, até que a IA saiba diferenciar esses conteúdos por conta própria.

A tarefa de lidar com esse material é extremamente pesada, e infelizmente mais casos de funcionários psicologicamente afetados apareceram. Histórias muito parecidas com os casos antigos do Facebook e TikTok.

E ainda no tópico progresso, o Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial ainda em 2023. O que parece, é que com o rápido crescimento em visitas e relevância do ChatGPT, a multinacional não sentiu o golpe chegando e apressou projetos que já estavam encaminhados mas que, antes, não tinham porque anunciar os lançamentos.

Há anos se diz que o mercado, os trabalhos, a tecnologia estão mudando. E a mudança está acontecendo muito rápido, bem diante dos nossos olhos. A disponibilização do ChatGPT para o público foi apenas o início da inserção de IA em diversos sistemas que nós já conhecemos hoje. Ficar parado já não é mais opção. O momento é de abraçar as novidades e acompanhar de perto o que vem por aí. Como você pode usar o novo para melhorar sua vida hoje? E por que ainda não começou?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Danilo Brito

Estrategista sênior na QTC.ONE.
Conduzo empresas a entregar serviços mais relevantes para as pessoas, rentáveis ​​para o negócio e sustentáveis ​​para o planeta.

Deixe um comentário