Nove em cada dez cidades da Região Centro-Oeste do Brasil possuem um sistema fotovoltaico gerando energia por meio do Sol. O levantamento foi realizado pelo Canal Solar com base nos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre GD (geração distribuída) solar.
Segundo a pesquisa, dos 466 municípios da região (IBGE 2019), que é formada por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, 462 já contam com sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios, prédios públicos, entre outros.
O levantamento ainda apontou que a região possui 958 MW de potência instalada de GD solar, com mais de 67,5 mil unidades geradoras e cerca de 86 mil consumidores recebendo créditos.
Para Ráiney Soares, gerente de Produto Solar da distribuidora de soluções tecnológicas Horus, esta presença da energia solar no Centro-Oeste do país mostra o potencial que a região possui.
“A crescente busca por instalações de sistemas fotovoltaicos em casas, comércios, indústrias e em áreas rurais na região deixa bem claro as vantagens que a energia solar proporciona, entre elas a economia ao final do mês”, destaca.
Atualmente, a Horus tem sua matriz localizada em Brasília (DF) e possui mais três unidades físicas no Centro-Oeste do país, estabelecidas nos estados de Goiás, além de uma unidade em Tocantins e no Ceará, totalizando seis unidades físicas com centro de distribuição regionalizado.
A empresa, com 45 anos de mercado e especializada em tecnologia de valor agregado, é líder de mercado no Centro Norte do país, cresceu 44% em 2020 e registrou crescimento de 76% no primeiro quadrimestre de 2021.
Segundo Tarcisio Augusto Dario, diretor da Horus, o crescimento de energia solar nos próximos anos deve ser exponencial.
Com informações do Canal Solar