Num evento que destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás, o plenário da Câmara Municipal de Goiânia foi palco de solenidade que homenageou 25 lideranças do setor que tem ajudado a puxar o crescimento do Estado. A solenidade, realizada na noite de terça-feira (27/06), foi proposta pelo vereador Denício Trindade, em razão dos 10 anos da Campanha Dia C em Goiás, realizada pelo Sistema OCB/GO, e serviu também para evidenciar a responsabilidade social das cooperativas e do sistema como um todo.
Denício Trindade destacou em seu discurso que o Dia de Cooperar simboliza a preocupação com o bem-estar da comunidade, que é inerente ao cooperativismo. “O Dia C é hoje um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas com o apoio irrestrito do Sistema OCB/GO e de suas unidades regionais”, lembrou. O vereador também citou o presidente Luís Alberto Pereira ao falar sobre os princípios que norteiam o cooperativismo.
“Cuidar do mundo e das pessoas são qualidades essenciais do cooperativismo. É uma frase dita pelo presidente Luís Alberto e que tão bem reflete o espírito do cooperativismo. O cooperar traz, em seu sentido mais amplo, a união em torno de objetivos que levem ao bem-estar das pessoas, que é a essência do mundo”, destacou Denício Trindade.
Um dos homenageados da noite, o diretor-presidente do Sicoob Unicentro Br, Raimundo Nonato, lembrou que o setor é notório pelo pioneirismo em conjugar desenvolvimento econômico com bem-estar social. “Mostramos que é possível unir desenvolvimento econômico com bem-estar social, aliando também alta produtividade com práticas sustentáveis”, destacou o dirigente, citando que somente as 78 cooperativas sediadas em Goiânia somam um faturamento de R$ 7,2 bilhões, geram milhares de empregos e são responsáveis por dezenas de ações sociais todos os anos.
Ao externar gratidão pelo apoio permanente da Câmara de Vereadores ao Sistema OCB/GO, o presidente Luís Alberto falou da importância do Dia C Goiás, cujo evento principal será no próximo sábado (1º/07), no Jardim Botânico de Goiânia. “É o momento em que temos a oportunidade de mostrar de forma mais clara à população tudo aquilo que fazemos rotineiramente pelo bem-estar da comunidade”, afirmou.
Interesse pela comunidade
Ele calculou que as dez edições do Dia C já atenderam diretamente cerca de 450 mil pessoas em todo o Estado e lembrou que o Jardim Botânico, palco do evento, é uma vitrine desse trabalho junto à comunidade. “Estamos deixando marcas por onde passamos. O Jardim Botânico, por exemplo, estava abandonado antes de dar espaço ao Dia C. Recuperamos sua estrutura, reformamos tudo e o espaço ganhou nova vida. Hoje a reserva ambiental tem de celebração de casamento a show sertanejo, além de ser um espaço de lazer para as famílias goianienses”, destacou.
Além de outras lideranças políticas da capital, como o vereador Henrique Alves, o evento contou também com representantes de entidades empresariais, como Marcelo Baiocchi (Fecomércio), Carlos Alberto Moura (Codese) e Márcio Luís (Facieg).