Por Rogério Diniz
Dentro da área da Saúde existem produtos termolábeis. Esses produtos podem ser material biológico, vacinas, medicamentos, como a insulina, por exemplo, que precisam ser transportados em temperatura controlada. As transportadoras, para fazer o processo de transporte desses tipos de produtos, precisam equipar seus veículos com um sistema completo de refrigeração. Essas adaptações têm alto custo, consomem muita bateria, muita manutenção, pesa o motor e, consequentemente, diminui a vida útil do carro. Outras opções que as transportadoras utilizam são as caixas de isopor ou as caixas térmicas passivas, abastecidas de gelox, produto que substitui o gelo comum e é feito à base de gel térmico.
O transporte de produtos termolábeis é delicado e qualquer variação da temperatura pode causar tanto prejuízos econômicos quanto danos à saúde da população. As caixas passivas são refrigeradas com gelos artificiais (gelox), para conservar a temperatura dos produtos termolábeis durante o transporte. A Hagelab dispõe de caixas elétricas ativas, ou seja, já contam com um sistema completo de refrigeração. Pensando nisso, fizemos um estudo comparativo entre as duas caixas, com o intuito de analisar a eficiência de refrigeração durante o transporte de produtos termolábeis.
Colocamos o sistema de monitoramento em tempo real da Hagelab, em ambas caixas, que foram colocadas lado a lado em um veículo de transporte. Com o auxílio de um transportador, que presta serviço para um laboratório, ele passou por onze laboratórios menores, colhendo o material biológico e colocando nessas duas caixas, todos os dias. Ao todo, ele percorreu um trajeto de mais ou menos 400 quilômetros.
Com o sistema de monitoramento conseguimos acompanhar a temperatura por meio de gráficos e relatórios emitidos em tempo real. Com esses dados fizemos um comparativo da variação de temperatura das duas caixas durante todo esse trajeto, na chegada e na saída de cada laboratório todos os dias.
Podemos ver no gráfico a variação de temperatura da caixa elétrica ativa e caixa passiva durante todo o trajeto. Percebemos que a caixa elétrica ativa sempre manteve a temperatura entre 2 a 8°C, por outro lado, a caixa passiva, durante todo transporte, esteve acima da temperatura ideal.
Com esse estudo comprovamos que as novas embalagens como a caixa elétrica ativa, é mais eficiente e confiável, garante a temperatura durante o transporte, evita desperdícios e perdas, além de dispor de um investimento muito menor, não há necessidade de mudanças no veículos de transporte, requer menos manutenção e elimina a necessidade de gelos artificiais como gelox e gelo seco.
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