Prestes a completar 25 anos, o Buriti Shopping, em parceria com outros 13 shoppings do Brasil, lança um marketplace inédito no segmento, que reúne dezenas de empreendimentos de diversas partes do país em uma plataforma online. Referência em centro de compras da região metropolitana, o Buriti Shopping vai levar para o ambiente virtual, grande parte de suas lojas em operações, reunindo as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
De acordo com o gerente de marketing do shopping, Guilherme Hara, os lojistas ficaram bastante animados com a novidade.
“A previsão é que a plataforma esteja no ar em março. Os lojistas ficaram muito otimistas, principalmente àqueles pequenos lojistas, que não tinham estrutura para montar o próprio e-commerce. O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia”, explica.
Sobre o marketplace
Num esforço colaborativo inédito no mercado de shoppings centers, a Lumine Solução em Shopping Centers e a Terral Shopping Centers uniram esforços, equipes e o interesse em ajudar seus lojistas. As empresas que poderiam se considerar concorrentes prospectam hoje no mercado soluções ideais para desenvolver e implementar marketplaces em shoppings de seu portfólio, estrategicamente localizados em diversos estados brasileiros.
A estratégia começou a ser desenhada nos fóruns de tomada de decisão das companhias, anteriormente à pandemia. Com o período de ‘lockdown‘ dos centros comerciais, o que era tendência e desejo de futuro, passou a ser uma necessidade a ser atendida no curto prazo.
Os shoppings participantes estão localizados nas regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do país.
“Apostamos muito neste modelo de negócio que cria oportunidade para lojistas de todos os portes, especialmente pequenos e médios, que muitas vezes ainda não têm um ambiente de e-commerce, participarem desta iniciativa digital e ganharem mais um canal de vendas”, comenta Claudio Salum, CEO da Lumine, idealizador da iniciativa.
Ou seja, um dos pontos focais do empreendimento é o lojista que pode tirar o máximo da possibilidade de venda por meio da nova plataforma. A começar pela taxa que é muito abaixo do valor praticado no mercado. Nela, já estão incluídas as remunerações pela gestão do marketplace, operação da plataforma tecnológica, compra de cartão de crédito e antifraude. Para a equipe de vendas, a vantagem está em explorar na plataforma imagens diferenciadas, com descrição dos produtos, quase uma vitrine virtual, que também vai poder se comunicar com os potenciais clientes.
Parcerias
Com a condução da DeepDive, uma consultoria estratégica de inovação com expertise em varejo, as empresas conheceram as alternativas existentes no mercado nacional, analisaram propostas de valor e adequação às suas necessidades, e decidiram por seguir com uma solução tecnológica comum a todos os shoppings, o que lhes possibilitou sinergias em todos os níveis: desde investimentos, até recursos humanos e tempo.
“Decidimos por seguir com uma solução tecnológica comum a todos os shoppings, o que possibilitou as melhores sinergias em todos os níveis – desde investimentos até a maximização de recursos humanos e otimização do tempo”, conta Marcio Rehder, Diretor Geral da Terral.
Além da DeepDive, as empresas contam com outra parceira de negócio nesse ecossistema, a Retail Hub, que oferece uma solução tecnológica composta por plataforma de vendas (Vtex) e ambiente de gestão dos lojistas/seller center (It4).
Claudio Salum ressalta que não se trata da digitalização da compra no shopping. “Trata-se da integração dos ambientes online e off-line na jornada de compra oferecendo vantagens como rapidez na entrega e segurança na compra. O objetivo aqui é promover a convergência entre os ambientes digital e físico dos shoppings, estendendo um atendimento que pode ter início, por exemplo, no marketplace para uma entrega presencial na loja ou no drive-thru localizado no estacionamento”.
Crescimento das lojas online no País
Faz sentido ao se analisar pesquisas sobre os hábitos de compra dos brasileiros. No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
O projeto conjunto da Lumine e da Terral pretende reunir os demais shoppings de ambas as redes, um total de 40, e há planos de reunir outros empreendimentos de demais redes brasileiras. “O projeto fortalece nossa estratégia digital, proporciona o canal de vendas online para nossos lojistas e consumidores por meio desta parceria inovadora, utilizando ferramentas e soluções confiáveis, amplamente testadas e em constante evolução. Após essa fase inicial de implantação, nossa intenção é gerar a oportunidade para que outros shoppings e empresas do setor possam fazer parte do projeto e usufruir dos benefícios escaláveis da operação”, completa Marcio Rehder.
Shoppings participantes do projeto
Em Goiás, são três shoppings participantes: Buriti Shopping (Aparecida de Goiânia), Buriti Shopping Rio Verde (Rio Verde) e Brasil Park Shopping (Anápolis). Os outros shoppings são: SP Market (São Paulo), Maxi Shopping Jundiaí (SP), Buriti Shopping Guará (SP), Buriti Shopping Mogi Guaçu (SP), Shopping Hortolândia (SP), Shopping Valinhos (SP), Boulevard Shopping Camaçari (SP), Canoas Shopping Center (RS), Cantareira Norte Shopping (SP), Praça Rio Grande Shopping Center (RS), River Shopping (PE) e Shopping Center Iguatemi Florianópolis (SC).
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