Desempenho do mercado de estética impulsiona profissionalização em Goiânia

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Aplicação de botox, preenchimentos, fios de sustentação e tratamentos a laser estão entre os mais procurados (Foto: Divulgação)

O mercado de estética tem crescido exponencialmente no Brasil e um campo que se destaca é o de procedimentos não invasivos. Os não cirúrgicos, como também são chamados, são tendências em todo mundo. São aqueles que podem ser realizados necessitando, sequer, de anestesia. Alguns exemplos são as injeções de botox; o preenchimento de linhas de expressão e dos lábios com ácido hialurônico; fios de sustentação, além de tratamentos a laser e outras intervenções não invasivas. 

A procura pelos procedimentos gera também, o aumento da demanda por profissionais, fazendo com que o mercado ganhe força em toda sua cadeia produtiva, como aponta a  farmacêutica e empresária Mayara Camargo, que comanda em Goiânia a Farmalaser Estética Avançada. Ela explica que, mesmo diante do cenário de pandemia, as pessoas não deixaram de procurar a clínica para cuidar tanto da saúde quanto da aparência.

“O que observamos é que nos períodos de flexibilização de funcionamento, nossos clientes nos procuravam imediatamente. A saúde mental está muito ligada à autoestima e claro que isso afeta a imunidade também, uma pessoa feliz é uma pessoa saudável”, pontua.  

A alta demanda encorajou Mayara a criar o curso de férias 3 em 1 Master Face, focado em harmonização facial, para farmacêuticos, biomédicos, esteticistas, biólogos, enfermeiros e dentistas. O conteúdo, prático e teórico, vai abordar toxina botulínica, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, discussão de casos clínicos, intercorrências, avaliação, plano de tratamento. De acordo com Mayara, além da procura dos clientes pelos procedimentos, existe também uma procura pelo aperfeiçoamento profissional. 

Farmacêutica e empresária Mayara Camargo, que comanda em Goiânia a Farmalaser Estética Avançada (Divulgação)

Prova do bom desempenho do segmento de beleza está nos números do primeiro trimestre de 2021 do Painel de Dados de Mercado da Abihpec – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos. O levantamento aponta que o setor de HPPC – Higiene Pessoal e Cosméticos,  teve uma alta de 5,7% em vendas em relação ao mesmo período de 2020. Os dados mostram que o Brasileiro é um ávido consumidor de produtos e serviços de beleza. 

Esse mercado movimenta clínicas de estética, salões de beleza e claro, a profissionalização das pessoas que executam esses tratamentos. Ainda segundo a Abihpec,  nos últimos anos, esse setor cresceu 567%, contando com a colaboração de mais de 480 mil profissionais envolvidos. Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019;

Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que seis em cada dez pessoas consideram-se vaidosas e cerca de 66% acham que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade. Metade dos entrevistados acreditam que gastar dinheiro para melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, porque dá a sensação de felicidade e satisfação.

De acordo com Mayara, o público desse segmento de procedimentos não invasivos, como a harmonização facial, é exigente. “O profissional precisa passar confiança e se destaca aquele que consegue isso”. Por isso os cursos da Farmalaser têm 70% de prática.

“Outra característica das nossas aulas é o incentivo ao empreendedorismo, queremos que nossos alunos invistam em si mesmo, se realizem como profissionais e conquistem liberdade financeira”, detalha Mayara, ao lembrar que a clínica já tem um histórico de cursos e que em 2021 ela aposta na estética avançada que na atualidade é a mais procurada. 

O profissional recebe um certificado de curso livre que poderá ser utilizado com horas para pós graduação e também para se cadastrar em empresas revendedoras de insumos e produtos específicos para especialistas na área.  Mayara projeta um retorno de investimento a partir do terceiro procedimento feito depois do curso. Além das aulas voltadas para os procedimentos, o curso ainda oferece orientação para alavancar vendas com forte posicionamento em redes sociais. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5%. Levando uma vida saudável, o consumo de produtos e procedimentos estéticos também aumentará para poder atender o envelhecimento da população.

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