Associação em Goiânia é referência no atendimento a pessoas com Transtornos do Espectro Autista

No momento, você está visualizando Associação em Goiânia é referência no atendimento a pessoas com Transtornos do Espectro Autista

O dia 2 de abril é uma data alusiva no calendário da saúde para conscientizar as pessoas sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), que afetam o desenvolvimento cerebral. Estima-se que 70 milhões de indivíduos em todo o mundo são autistas. Goiás possui atualmente um local de referência com infraestrutura completa para atendimento dos portadores de TEA. Instituída como associação em novembro de 2014, a Espaço Vida (AEV) funciona em Goiânia e assiste 75 crianças, jovens e adultos com o Espectro e Síndrome de Down. Deste total, 35 assistidos têm TEA.

O local presta assistência por meio de um espaço existencial, afetivo e social que proporciona momentos de lazer, interação, aceitação para essas pessoas e seus familiares com abordagem transdisciplinar voltada para inclusão social e profissional. São salas para atividades como música, dança, sensorial, quadra, piscina aquecida e um espaço diferenciado para o Projeto de Profissionalização, distribuídas em 800 metros. A capacidade é para receber até 150 assistidos. No entanto, essa meta de atendimento só será alcançada com mais doações.

Giovani Faleiro, 18 anos, começou a frequentar a AEV em 2015. Sua mãe, a fonoaudióloga e musicoterapeuta, Eliane Faleiro, comemorou o seu desenvolvimento. “Ele é outra pessoa. Sua motivação é maior devido ao pagamento do seu salário recebido pelo trabalho executado no Centro de Distribuição da Santa Marta. Meu filho se sente útil. Sou muita agradecida por essa rede de Drogarias acreditar neste projeto. Eu nunca vi uma infraestrutura parecida como a da Espaço Vida no nosso País”.

A Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Janilda Guimarães, que tem uma filha com TEA de 20 anos, destacou a importância da atuação da entidade. “Eu nunca desisti. Sempre acreditei no seu potencial de desenvolvimento. Como ela participa de inúmeras atividades e terapias houve um avanço significativo no seu quociente de inteligência (QI). Com muito orgulho, recebi o título de madrinha da Espaço Vida. O estado é ausente em políticas públicas e na disposição de locais que fazem o que é oferecido aqui. Todos precisam ajudar”, afirmou.

27 colaboradores formados nas áreas de Psicologia, Musicoterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia e médico Psiquiatra trabalham na AEV. Sem fins lucrativos, a instituição necessita de doações de empresas e de pessoas físicas, já que a Associação é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e credenciada no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) pelo Ministério da Saúde. Empresas que fazem doação às OSCIPS e ao PRONAS podem deduzir o valor da doação de seu imposto de renda.

Inclusão

A Associação Espaço Vida desenvolve dois projetos: Apreender e o de Profissionalização, sendo este realizado em parceria com a Drogaria Santa Marta, é uma das empresas parceiras da AEV. Atualmente, 22 jovens compõem o quadro de colaboradores da rede, inclusos nos departamentos Jurídico, Diretoria, Cadastro, Financeiro, Centro de Distribuição, Almoxarifado, Refeitório, Manutenção e Marketing.

Coordenadora da Espaço Vida, Karla Franco, conta que a maior contribuição para manutenção da Associação vem da rede de drogarias. “A empresa é uma grande parceria que auxilia muitas pessoas e transforma vidas. Todo mês, recebemos uma verba considerável, auxílio para o aluguel do espaço, que abriga a nova sede. Seus gestores acreditam que o processo de inserção dessas pessoas precisa ser levado a sério, pois se sentir parte da sociedade é um direito de todos”, afirmou.

Serviço – Associação Espaço Vida

Mais informações: (62) 3922-4827

Doações e auxílio: Conta bancária 001966-6, Agência 36984, Banco Bradesco, CNPJ 19.959.845/0001-37 – ou se tornar um amigo ou empresa parceira da Associação.

Foto: Janete Fernandes/Divulgação

Deixe um comentário