Arcos Dorados promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado

No momento, você está visualizando Arcos Dorados promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado
Companhia possui cerca de 20 pessoas com deficiência atuando nos restaurantes McDonald's em Goiás (Divulgação)

Reconhecida como uma das maiores geradoras de primeiro emprego no Brasil, a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, traz entre seus pilares de atuação ESG, a inclusão social e empregabilidade e reforça a importância da conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência. Por isso, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a companhia destaca seu compromisso com a diversidade e com um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para que todas as pessoas possam alcançar seu máximo potencial.

Dentre as suas principais políticas de inclusão está a contratação de pessoas com deficiência. A empresa não exige experiência anterior e investe, anualmente, R$ 40 milhões em treinamento e capacitação dos seus profissionais, sejam eles pessoas com deficiência ou não. Atualmente, a rede emprega cerca de 1.500 funcionários com diversos tipos de deficiências em seus restaurantes por todo o Brasil.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado no primeiro semestre de 2021, aponta que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda é um obstáculo. Apenas 28,3% delas em idade de trabalhar (14 anos ou mais de idade) se posicionam na força de trabalho brasileira. Entre as pessoas sem deficiência, o índice sobe para 66,3%.

Em Goiás, a rede emprega hoje cerca 20 pessoas com algum tipo de deficiência. Esse é o caso de Wylkar Naves da Silva, de 32 anos, que é Atendente do restaurante do Passeio das Águas Shopping há três anos. “A fase de adaptação foi muito tranquila, os Gerentes e colegas de trabalho me abraçaram, fiz muitas amizades no restaurante. O período de treinamento foi muito legal, eu aprendi todas as estações e me identifiquei mais pela estação de McFritas”, diz a colaboradora.

Wylkar Naves da Silva é Atendente do restaurante do Passeio das Águas Shopping (Divulgação)

Com a pandemia, Wylkar despertou uma nova paixão que conseguiu conciliar em seu emprego.

“Sempre gostei muito de desenhos animados. Com o início da pandemia, fiquei afastada durante muitos meses e, então, comecei a pesquisar na internet formas de aprender a desenhar e consegui. Quando voltei a trabalhar, comecei a fazer desenhos nos sacos de Delivery que enviamos para os clientes, agora minha paixão é desenhar”, revela Wylkar.

Segundo o Gerente de Unidade de Negócios, Michael Cristian Pires, a adaptação das pessoas com deficiência é pensada de forma estratégica. “Nos preocupamos primeiramente com o bem-estar, deixamos eles a vontade para que interajam com os demais funcionários. Quando já estão ambientados, planejamos os treinamentos de acordo com as necessidades de cada um, sempre atentos aos riscos que cada estação pode oferecer, de acordo com a deficiência”, afirma.

Michael conta sobre a adaptação de Wylkar. “A adaptação dela foi muito rápida e tranquila, visto que é muito comunicativa, gosta de agradar as pessoas ao seu redor e tem muita facilidade em aprender”, conta. O Gerente explica ainda como o ambiente de trabalho influenciou para o seu desenvolvimento e qualidade de vida.

“Ela sofria muito com depressão e desde que começou a trabalhar no McDonald’s diminuiu o uso dos medicamentos e melhorou muito sua comunicação e interação com as pessoas. Reflexo disso é que Wylkar deseja se tornar uma Embaixadora da Experiência do Cliente”, finaliza.

Rede está com vagas abertas

Atualmente, os restaurantes do McDonald’s estão com vagas abertas em todo o Brasil. A Arcos Dorados, que tem como um de seus pilares de atuação a inclusão, é pioneira na empregabilidade de pessoas com deficiência, com um programa de contratação que foi criado mesmo antes da Lei de Inclusão Social ser aprovada em 2004. Ao ingressar na companhia, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado e possuem treinamentos adaptados pensados para a sua segurança. Não existe tempo limite para a aprendizagem ou cobrança para que aprendam a atuar em todas as estações de trabalho. Durante a execução do programa de treinamento, são observadas em quais funções a pessoa tem mais habilidade e, portanto, em quais poderá melhor se desenvolver. Os interessados podem se inscrever através do link: https://jobs.kenoby.com/mcdonalds.

Deixe um comentário