Amarê Fashion finaliza primeira etapa de seleção das empresas participantes

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Crédito: Danilo Itty/Divulgação

A primeira etapa de seleção das empresas participantes da 2ª edição do Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana, que neste ano terá como tema o Futuro e a Sustentabilidade na Moda, foi finalizada. Foram homologadas 36 empresas como expositoras e dez marcas exclusivas de pequenos negócios para o desfile. Realizado pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Governo do Estado de Goiás e o Sistema Fecomércio Sesc Senac, o evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, com o objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil.

“O próximo passo é formalizar a participação destas empresas para a Semana da Moda Goiana com a assinatura do contrato e início da preparação para o evento. Além dos estandes e dos desfiles, teremos ainda na programação palestras, rodas de negócios, talks, atrações artísticas e ações sociais, com grande destaque ao programa voltado para causas sociais e sustentabilidade: o Amar é. Também vamos pôr em pauta o futuro e a sustentabilidade na moda, como reverenciamos o passado da moda goiana com ações no presente, pensando naquilo que queremos projetar para a moda goiana no futuro”, afirma Thais Oliveira, Gestora estadual de moda do Sebrae Goiás.

ESG

Um dos projetos do Amar é temos o apoio à Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, através da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal. Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro são outras ações do programa, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. Outra ação é a apresentação do estudo de viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia, como forma de diminuir o impacto ambiental dessa produção de larga escala. Também terá espaço garantido o Projeto de Artesanato de Goiás e as joias em prata de Pirenópolis, reconhecido em 2019 como Indicação Geográfica de Goiás graças ao levantamento histórico realizado pelo Sebrae Goiás. O projeto será exposto com o objetivo de trazer o reconhecimento a essa confecção tradicional do Estado e ajudar os artesãos locais com seus empreendimentos. 

Para representar os temas de sustentabilidade e futuro desta edição da Amarê Fashion, o artista visual Danilo Itty, que já trabalhou com os festivais Vaca Amarela, Bananada e Goiânia Noise, escolheu mesclar a tecnologia à natureza, sem deixar de lado suas características artísticas. Assim, fauna e flora de outros planetas se misturam a elementos tecnológicos na nova identidade visual da Semana de Moda Goiana.

Programação e Desfiles

A 2ª edição da Amarê Fashion tem como tema central o “Futuro”. Responsável pela organização técnica e artística dos desfiles, incluindo casting e beauty, o Senac Goiás trará beauty e hair de renome internacional e prevê a realização dos desfiles, sendo um deles do Concurso de Novos Talentos, projeção externa e ainda potenciais desfiles artísticos conceituais em outros espaços do CCON com marcas convidadas. 

Além de quatro Fashion Talks na Arena Central, a programação contempla quatro Palestras Master, Rodada de Negócios e palestrantes de renome nacional na abertura do evento. Além disso, o Amarê Fashion contará com uma programação intensa de apresentações artísticas e musicais em todos os dias do evento, praça de alimentação (em parceria inédita com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel). Para garantir a participação do público de todo o Estado, o Sebrae Goiás disponibilizará caravanas saindo das regionais de  Porangatu, Goianésia, Poços, Luziânia, Jataí, Rio Verde, entre outras.

Incentivo aos pequenos negócios

As rodadas de negócios têm inscrições abertas até o dia 18 de junho. O evento disponibilizará tradutores de inglês e espanhol para facilitar as negociações entre os compradores convidados pela Amarê Fashion e os vendedores inscritos que desejam vender suas peças em atacado ou varejo. 

Concurso de etilistas 

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Estácio e Universo, o Amarê Fashion realizará um concurso de jovens estilistas. Os dez melhores projetos inscritos receberão tecidos e calçados dos nossos parceiros, Sou De Algodão e Cia Do Couro, para realizar o desfile da coleção durante a Semana de Moda Goiana. Todos os estudantes de graduação em um curso relacionado à moda, com vínculo ativo com a instituição de ensino, podem se inscrever gratuitamente no site até o dia 22 de maio.  

Manifesto

Como manifesto, a Amarê Fashion propõe a união de todos que compõem a Indústria da Moda Goiana. Para o novo empreendedor que quer desbravar o mundo da moda, e para a marca que já está consolidada no mercado. Tanto para aqueles que confeccionam slow fashion, como para os que recorrem ao fast fashion

“Nascemos para unir. Somos o hub da moda em Goiás que traz a união de todas as modas praticadas no estado. Seja na capital e nas cidades do interior. Na avenida mais famosa da cidade, ou nas mais simples. Trazemos a unidade, respeitando cada diversidade olhando para um único sentido: o amanhã da moda goiana que começa hoje”, diz o manifesto. 

Moda para emprego e renda

Com foco na geração de emprego e renda no segmento de moda, através da qualificação de mão de obra, suporte a cooperativas e microempresas, o Governo de Goiás vem mudando a realidade no estado. Por meio do programa Goiás Social e da Secretaria da Retomada, a atual gestão investiu R$ 14,5 milhões na aquisição de máquinas Audaces, para corte automático de peças com menor desperdício, que são instaladas em municípios goianos onde a cadeia produtiva da moda é incentivada por meio do cooperativismo e do empreendedorismo. 

Das 10 máquinas adquiridas, já são 6 funcionando em Jussara, Itaguaí, Águas Lindas, Trindade, Cidade de Goiás e Ceres, onde mais de um milhão (1.061.074) de peças foram cortadas somente no mês de fevereiro desse ano. Hidrolândia vai entrar em operação na próxima semana. E o cooperativismo segue junto na política de geração de emprego e renda, com suporte do governo estadual para formação e produção das cooperativas, suprindo a demanda da Capital. 

Em outra ponta, o Governo de Goiás investe na qualificação de mão de obra para o setor com cursos gratuitos através dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), desde setembro de 2021 já foram 4.231 trabalhadores capacitados em 261 turmas de corte e costura, modelagem e áreas afins. 

Com políticas sociais voltadas ao empreendedorismo, os formandos dos Cotecs tiveram acesso ao Crédito Social, que repassa até R$ 5 mil a interessados com cadastros ativos no CadÚnico do Governo Federal, para investir na própria confecção ou loja. Foram 1.257 cartões que somaram quase R$ 500 milhões, de 2021 até hoje, somente para microempresas no segmento de modas. 

Em nova frente de incentivo ao setor, uma sondagem sobre as principais necessidades do negócio foi realizada com 177 microempresários da Região da 44, no mês de abril. Os dados estão sendo compilados, mas já apontam demanda para crédito facilitado e qualificação em Mídias Sociais e Vendas, principalmente, que serão atendidas em programas do governo estadual. 

Todas as informações do evento já constam no site oficial da Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana (link). 

Sobre a Amarê Fashion

AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) junto com os parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Governo de Goiás. Evento tem como objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil. Carregado de referências, ao mesmo tempo regionais e cosmopolitas, a AMARÊ FASHION se prepara para a sua 2ª edição.

Amarê Fashion 2022 em números: R$ 29,3 milhões estimados em negócios; 454 oportunidades de negócios (reuniões); 85 empresas participantes; comitivas da Austrália, Itália e Estados Unidos; presença de três tradings com atuação internacional, e de empresários dos estados brasileiros Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

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