Amarê Fashion coloca futuro e a sustentabilidade na moda em pauta em sua 2ª edição

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Foto: Silvio Simões

Desfiles, palestras, rodas de negócios, ações sociais e muito mais. Com o tema o Futuro e a Sustentabilidade na Moda, a 2ª edição da Amarê Fashion – Semana de Moda Goianaterá inúmeras novidades reservadas para o segundo semestre de 2023. Realizado pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Governo do Estado de Goiás e o Sistema Fecomércio Sesc Senac, o evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, com o objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil.

Com expectativa de um evento muito maior do que a primeira edição, o diretor-superintendente do Sebrae Goiás Antônio Carlos de Souza Neto considera a Amarê Fashion uma importante forma de unir os diferentes atores da indústria da moda goiana e destacar o Estado de Goiás dentro do segmento. “Cada vez mais, todos têm compreendido a importância de difundirmos a nossa moda não somente aqui, do nosso município, do nosso Estado, mas para todos os Estados do nosso país. Hoje Goiás é considerado o segundo maior polo de comercialização de vestuário, nacionalmente, e, realmente, estamos demonstrando isso com a união de esforços de todos. Acima de tudo, a Amarê tem esse propósito de, cada vez mais, fortalecer e colocar a moda com destaque nacional e internacional”, ressaltou Antônio Carlos durante o evento de lançamento.

Nesta edição, além de desfiles, exposições, rodas de negócios, palestras, talks, atrações artísticas, a Semana de Moda Goiana terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade: o AmarÉ. E um dos projetos deste programa é o apoio à Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, através da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal. Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro são outras ações do programa, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. 

Outra ação é a apresentação do estudo de viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia, como forma de diminuir o impacto ambiental dessa produção de larga escala. Também terá espaço garantido o Projeto de Artesanato de Goiás e as joias em prata de Pirenópolis, reconhecido em 2019 como Indicação Geográfica de Goiás graças ao levantamento histórico realizado pelo Sebrae Goiás. O projeto será exposto com o objetivo de trazer o reconhecimento a essa confecção tradicional do Estado e ajudar os artesãos locais com seus empreendimentos. 

“Foi uma grande alegria para o Sebrae Goiás ter esse evento tão bem recebido pela comunidade goiana e, principalmente, pelo mercado da moda no ano passado. Chegamos a esta segunda edição com novidades e mudanças importantes, além de pôr em pauta o futuro e a sustentabilidade na moda, como reverenciamos o passado da moda goiana com ações no presente, pensando naquilo que queremos projetar para a moda goiana no futuro”, afirma Thais Oliveira, Gestora estadual de moda do Sebrae Goiás.

Nesta edição quem assume a criação do novo conceito é o artista visual Danilo Itty, que já trabalhou com os festivais Vaca Amarela, Bananada e Goiânia Noise. “Foi um desafio juntar todos os conceitos e estabelecer uma linha visual mais agradável, mas acho que o resultado final agradou a todos”, ressaltou Danilo Itty. Para representar os temas de sustentabilidade e futuro desta edição da Amarê Fashion, o artista visual escolheu mesclar a tecnologia à natureza, sem deixar de lado suas características artísticas. Assim, fauna e flora de outros planetas se misturam a elementos tecnológicos na nova identidade visual da Semana de Moda Goiana.

Para a Gestora estadual de moda do Sebrae Goiás, unir moda e arte é essencial. “Escolhemos o Danilo Itty para essa segunda edição para construir a identidade visual da Amarê, destacando o futuro e a sustentabilidade. Nosso objetivo ao convidar artistas como Danilo e Selon – responsável pelo conceito visual e artístico da primeira edição – é para que a arte goiana também ganhe os holofotes”, afirma.

Programação e Desfiles

A 2ª edição da Amarê Fashion tem como tema central o “Futuro”. Responsável pela organização técnica e artística dos desfiles, incluindo casting e beauty, o Senac Goiás trará beauty e hair de renome internacional e prevê a realização de 21 desfiles, com apresentação de até 20 looks por marca, sendo um deles do Concurso de Novos Talentos, projeção externa e ainda potenciais desfiles artísticos conceituais em outros espaços do CCON com marcas convidadas. 

Além de quatro Fashion Talks na Arena Central, a programação contempla quatro palestras master, rodada de negócios e palestrantes de renome nacional na abertura do evento. “Em 2022, na 1ª edição, foram realizados 16 desfiles com 28 marcas participando e público de 4 mil pessoas; vieram 15 caravanas com 655 empresários; foram gerados R$ 29,3 milhões em negócios e muito mais. A nossa expectativa é superar estes números em 2023”, afirma a gestora de Moda do Senac, Ildeth Dias.

Ressaltando o trabalho desempenhado pelo Senac e Sesc na profissionalização de pessoas no segmento da moda, o vice-presidente do Sistema Fecomércio Newton Pereira anunciou a presença da instituição durante a segunda edição da Semana de Moda Goiana. “Na Amarê, além de organizar todos os desfiles que acontecerão durante a Semana de Moda, também teremos um grande estande para demonstrar tudo que o Senac pode oferecer para esse setor tão importante, ao nosso comércio, indústria e para a sociedade do estado de Goiás”, afirma. 

Além disso, a Amarê Fashion conta com uma programação intensa de apresentações artísticas e musicais em todos os dias do evento, praça de alimentação (em parceria inédita com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel). 

Para garantir a participação do público de todo o Estado, o Sebrae Goiás disponibilizará caravanas saindo das regionais de Porangatu, Goianésia, Poços, Luziânia, Jataí, Rio Verde, entre outras. Em breve a agenda do transporte será divulgada. 

Incentivo aos pequenos negócios

Como forma de incentivar as marcas que estão começando no mercado da moda, dez vagas para o desfile na Amarê Fashion são reservadas exclusivamente para pequenos negócios. Para se inscrever, basta entrar no site do Sebrae e enviar o projeto da coleção até o dia 28 de maio. Além disso, 36 estandes estarão disponíveis para a exposição de micro e pequenas empresas (inscrição até 25 de maio), que trabalham com slow ou fast fashion.

Para o secretário César Moura, que comanda a Secretaria de Estado da Retomada, a Amarê Fashion irá “cravar a bandeira do mercado da moda brasileira em Goiás”. “Queremos mostrar para quem quer empreender o que o Governo estadual pode fazer por quem é microempresário. Nós temos crédito, qualificação profissional e abertura de mercado de compras e vendas”, ressaltou durante o evento de lançamento. 

Por meio do programa Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, a Retomada investiu R$ 14,5 milhões na aquisição de 10 máquinas audaces, que foram instaladas em cidades do interior do Estado. A gestão estadual ajuda ainda a montar cooperativas para atender a demanda do segmento.

“Entendendo especialmente o momento dessas pequenas empresas, o Sebrae Goiás oferece subsídios de 95% para a participação do desfile. Nós também temos o subsídio de 50% para exposição”, esclarece Thais Oliveira.  

Já as rodadas de negócios têm inscrições abertas até o dia 18 de junho. O evento disponibilizará tradutores de inglês e espanhol para facilitar as negociações entre os compradores convidados pela Amarê Fashion e os vendedores inscritos que desejam vender suas peças em atacado ou varejo. 

Concurso de etilistas 

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Estácio e Universo, a Amarê Fashion realizará um concurso de jovens estilistas. Os dez melhores projetos inscritos receberão tecidos e calçados dos nossos parceiros, Sou De Algodão e Cia Do Couro, para realizar o desfile da coleção durante a Semana de Moda Goiana. 

Todos os estudantes de graduação em um curso relacionado à moda, com vínculo ativo com a instituição de ensino, podem se inscrever gratuitamente no site até o dia 22 de maio.  

Manifesto

Como manifesto, a Amarê Fashion propõe a união de todos que compõem a Indústria da Moda Goiana. Para o novo empreendedor que quer desbravar o mundo da moda, e para a marca que já está consolidada no mercado. Tanto para aqueles que confeccionam slow fashion, como para os que recorrem ao fast fashion

“Nascemos para unir. Somos o hub da moda em Goiás que traz a união de todas as modas praticadas no estado. Seja na capital e nas cidades do interior. Na avenida mais famosa da cidade, ou nas mais simples. Trazemos a unidade, respeitando cada diversidade olhando para um único sentido: o amanhã da moda goiana que começa hoje”, diz o manifesto. 

Moda para emprego e renda

Com foco na geração de emprego e renda no segmento de moda, através da qualificação de mão de obra, suporte a cooperativas e microempresas, o Governo de Goiás vem mudando a realidade no estado. Por meio do programa Goiás Social e da Secretaria da Retomada, a atual gestão investiu R$ 14,5 milhões na aquisição de máquinas Audaces, para corte automático de peças com menor desperdício, que são instaladas em municípios goianos onde a cadeia produtiva da moda é incentivada por meio do cooperativismo e do empreendedorismo. 

Das 10 máquinas adquiridas, já são seis funcionando em Jussara, Itaguaí, Águas Lindas, Trindade, Cidade de Goiás e Ceres, onde mais de um milhão (1.061.074) de peças foram cortadas somente no mês de fevereiro deste ano. Hidrolândia vai entrar em operação na próxima semana. E o cooperativismo segue junto na política de geração de emprego e renda, com suporte do governo estadual para formação e produção das cooperativas, suprindo a demanda da Capital. 

Em outra ponta, o Governo de Goiás investe na qualificação de mão de obra para o setor com cursos gratuitos através dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), desde setembro de 2021 já foram 4.231 trabalhadores capacitados em 261 turmas de corte e costura, modelagem e áreas afins. 

Com políticas sociais voltadas ao empreendedorismo, os formandos dos Cotecs tiveram acesso ao Crédito Social, que repassa até R$ 5 mil a interessados com cadastros ativos no CadÚnico do Governo Federal, para investir na própria confecção ou loja. Foram 1.257 cartões que somaram quase R$ 500 milhões, de 2021 até hoje, somente para microempresas no segmento de modas. 

Em nova frente de incentivo ao setor, uma sondagem sobre as principais necessidades do negócio foi realizada com 177 microempresários da Região da 44, no mês de abril. Os dados estão sendo compilados, mas já apontam demanda para crédito facilitado e qualificação em mídias sociais e vendas, principalmente, que serão atendidas em programas do governo estadual. 

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