Alunos da Maple Bear Goiânia se classificam para projeto da ONU

Você está visualizando atualmente Alunos da Maple Bear Goiânia se classificam para projeto da ONU
Divulgação

Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Canadense Maple Bear Goiânia receberam nesta quarta-feira (19), os certificados de participação do projeto Model United Nations (MUN) e de classificação para o Modelo Internacional do Brasil (MIB), que acontecerá em dezembro, em Brasília (DF). O MUN é uma dinâmica de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), que na Maple Bear foi realizada nos dias 24 e 25 de março, e intermediada pela Internationali Negotia, fundadora do conceito de simulações em escolas no Brasil e uma das 10 maiores organizações de simulações do mundo.

Durante o evento acadêmico, os participantes atuaram de forma diplomática representando países ou organizações dentro do cenário político com o objetivo de debater e solucionar as problemáticas globais propostas a cada comitê. Assim como grandes diplomatas, os alunos se envolveram nas discussões mais importantes da atualidade debatidas na ONU.

Os 18 mais bem avaliados foram selecionados para o segundo estágio do programa, o MIB, que é a etapa final do campeonato nacional de simulações envolvendo alunos de todo o Brasil, do 6º ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio. A conferência simula o funcionamento de organismos internacionais como a ONU, e nacionais como a Câmara dos Deputados. Assim, os “delegados” se reúnem para encontrar a solução de uma problemática contemporânea ou histórica de relevância mundial.

“A disputa foi muito acirrada e eles se empenharam muito. Tanto que, eles que estão no Ensino Fundamental II, conquistaram notas equivalentes a alunos de Ensino Médio. Isso mostra o nível elevado dos estudantes”, afirma a secretária-geral do evento, Ingrid Santana.

No âmbito estudantil, os “delegados” demonstraram habilidades excepcionais de comunicação, liderança, negociação, resolução de problemas e trabalho em equipe. O engajamento dos representantes do futuro reafirma o poder da juventude na busca por soluções globais e através do contato com pessoas de todo o país, possibilita um poderoso intercâmbio cultural. O vencedor do MIB Final terá a oportunidade de representar o Brasil na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

“Acredito que uma das lições mais importantes que esses jovens aprenderam com essa simulação é que violência jamais deve ser vista como uma forma de resolver conflitos. Isso é atemporal e eles devem levar para a vida. O diálogo é sempre a melhor via”, completa a diretora-geral da Maple Bear, Sabrina Oliveira.

Deixe um comentário