Agronegócio brasileiro mantém otimismo para 2022, avalia CEO da Pivot

No momento, você está visualizando Agronegócio brasileiro mantém otimismo para 2022, avalia CEO da Pivot
Potencial de área irrigada no Brasil é de 4,7 milhões de hectares até 2040, segundo dados do Atlas de Irrigação 2021 (Divulgação)

Apesar da redução no ritmo de crescimento, conforme balanço apresentado recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que prevê um crescimento entre 3% e 5% para 2022, o trade do agronegócio brasileiro tem ainda muitos motivos para manter o otimismo, especialmente após um 2021 histórico com expansão de 9,37% na comparação com o ano anterior.

Essa é a avaliação de Cauê Campos, CEO da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, empresa de Cristalina (GO) que comercializa irrigação por pivôs centrais e maquinário para o campo. Na esteira do bom momento do agronegócio no País, a empresa comemora o maior crescimento em seus 30 anos de história.

“O ano de 2021 foi o melhor ano de vendas da história do setor de irrigação no Brasil. Nossa estimativa é de que cerca de 3.000 novos pivôs tenham entrado em operação, o que cobre aproximadamente uma área de 220.000 hectares. No entanto, o ano que passou foi de alta demanda, mas também houve falta de produtos, por causa dos impactos da pandemia. Então, certamente, o que foi vendido em 2021 continuará sendo entregue por um bom período ao longo de 2022”, explica o executivo da Pivot.

Com 32 anos de mercado, a Pivot possui hoje 10 lojas instaladas em cidades de Goiás, Minas Gerais e Bahia. Para 2022, a empresa goiana já anunciou a abertura de duas novas unidades: uma em Nova Crixás (GO), na chamada região do Vale do Araguaia; e sua primeira unidade no Tocantins, no município de Gurupi.

“Em 2022 vamos consolidar as áreas adicionadas, por meio dessas duas inaugurações, mas também vamos trabalhar para melhorar a nossa infraestrutura em cidades que já atuamos. Em Formosa, por exemplo (no Entorno do DF), teremos uma nova loja feita especialmente para ampliarmos nossa operação, e a inauguração deve ocorrer no segundo semestre. Também todas as lojas que já temos irão receber algum tipo de reforma para que o nosso atendimento seja aprimorado”, revela Cauê Campos.

Agricultura irrigada

Dados do Atlas de Irrigação 2021, elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), mostram que hoje o Brasil possui mais de 8,2 milhões de hectares irrigados com a possibilidade de avançar para mais 4,7 milhões de hectares até 2040. Para Cauê, esse potencial enorme que o País tem para a agricultura irrigada é outro grande motivo de otimismo.

“O agronegócio brasileiro está cada vez mais maduro e chegando a um patamar de eficiência e produtividade jamais visto no mundo. E a agricultura irrigada é a solução, sustentável, para mantermos e avançarmos nesse alto nível”, afirma Cauê Campos.

O CEO da Pivot lembra ainda que o cenário de seca intensa vivido em 2021 trouxe uma nova iniciativa para estimular a produção irrigada, com a criação, no final do ano, da Rede Nacional de Irrigantes (RNAI), uma entidade cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento sustentável da agricultura com irrigação no Brasil.

Custos de produção

Em seu relatório de balanço e perspectivas, a CNA também apontou o aumento dos custos da produção como um dos principais desafios para 2022. A Confederação identificou um aumento de mais de 100% nas despesas com fertilizantes e defensivos para culturas como soja e milho, movimento que deve se manter no próximo ano.

Para Cauê Campos, a agricultura de irrigação e a tecnologia são as soluções para esses desafios no ano que se inicia. “Os produtores brasileiros, em sua grande maioria, sabem que investir em modernização de máquinas e irrigação é a solução para maior produtividade e o menor custo”, destaca.

E na área da tecnologia, a empresa terá muitas novidades, segundo explica o CEO da Pivot, que é uma das concessionárias no Brasil da Case IH, marca líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura.

“O grupo dono da Case IH, CNH Industrial, recentemente comprou a Raven que é líder em direção autônoma de máquinas. E também consolidou várias outras empresas de tecnologia sob a marca AgExtend e nós da rede Case Ih iremos distribuir essas tecnologias e incrementar ainda mais a conectividade de nossas máquinas” , pontua Cauê.

Deixe um comentário