Por Getúlio Faria
O dia de ontem, 14 de setembro de 2023, ficou marcado para mim como o início de um grande desafio, ao assumir a Presidência da Câmara de Comércio Exterior da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), a convite do presidente Rubens Fileti e do vice-presidente Leandro Resende, quando foi inaugurado o Escritório Comex da Acieg, Sala Sandro Waldeck Félix de Souza.
O Comércio Exterior é o motor que impulsiona a economia global e o Brasil tem alcançado a cada ano maior protagonismo no cenário internacional, especialmente em decorrência da sua enorme capacidade de produção de alimentos e minérios. O agronegócio brasileiro é destaque mundial e o Estado de Goiás tem se projetado como um dos principais produtores de commodities.
Para termos uma dimensão da importância do Comércio Exterior para Goiás, o fluxo de comércio, a soma das exportações e importações já iguala e, em alguns anos, chegou a superar a todas as operações de comércio interno (varejo e atacado) do Estado de Goiás, segundo dados do IBGE.
Contudo, um dos nossos maiores desafios é deixar de sermos apenas exportador de soja, milho, minério de ferro, por exemplo, para também se tornar referência na produção e exportação de produtos de maior valor agregado, com o fortalecimento da atividade industrial.
Neste contexto, com foco em contribuir com o crescimento das operações de comércio exterior das empresas goianas, a ACIEG vai desenvolver ações concretas para auxiliar na internacionalização de negócios de suas associadas, buscando a abertura de novos mercados, identificação de parceiros estratégicos em outros países, realização de missões empresariais e a capacitação dos empresários para expansão de negócios para outras nações.
O momento é muito oportuno, pois o Estado de Goiás tem se projetado para ampliar as relações comerciais com outros países, dentre os quais a China, que já é o maior parceiro comercial do nosso Estado. E a ACIEG tem tido um papel fundamental para alavancar este objetivo, a exemplo da Missão Empresarial à China realizada em junho de 2023, quando participamos de visitas a grandes grupos empresariais chineses, rodadas de negociais e estabelecimento de parcerias.
Para alcançarmos bons resultados, indispensável um trabalho coeso entre o setor produtivo e o Poder Público, focando em parcerias estratégias para criar oportunidades de negócios para as empresas goianas e a geração de emprego e renda no Estado de Goiás. À luta!!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Getúlio Faria
Advogado, sócio proprietário do escritório Getúlio Faria Advocacia Especializada