Por Gislene Lemes
A Black Friday é uma das maiores e mais tradicionais datas do e-commerce brasileiro. Portanto, é necessário um planejamento especial da logística para garantir o sucesso de vendas.
Atender às demandas que ocorrem na Black Friday não é uma tarefa simples. Desde os prazos de entrega, que podem ser bem mais curtos do que os normais, até mesmo a sobrecarga de sites, visto o número de acessos de consumidores. A fim de evitar esses e outros problemas, faz-se necessário realizar com antecedência um planejamento que atenda às necessidades do cliente, evitando assim problemas presentes e futuros. Outro ponto relevante é checar se os servidores do site comportam uma grande quantidade de visitas, pois se ele começar a cair, isso irá influenciar negativamente a experiência do usuário, que possivelmente desistirá de compras no site e migrará para outras oportunidades.
Assim, várias ações podem ser realizadas na logística de modo a otimizar e aumentar as vendas, como o controle e gerenciamento de estoques, a fim de se programar para a Black Friday. Ademais, a escolha dos produtos que terão descontos e o preparo da equipe de despacho de mercadorias são algumas decisões importantes a serem tomadas, por exemplo. Vale destacar que pode ser necessário, também, realizar um inventário antes, para que a quantidade certa de produtos seja disponibilizada, com vistas a atender a alta demanda, bem como não comprometer a satisfação do cliente.
Além disso, grande parte das reclamações na Black Friday estão relacionadas aos prazo de entrega e à efetivação da entrega aos consumidores do e-commerce. Com vistas a amenizar este gargalo, as empresas podem disponibilizar diferentes opções de entrega, junto a um sistema eficiente no cálculo do frete, corroborando com os princípios básicos da logística. Outrossim, é importante contratar uma boa empresa de logística para não ter problemas com as entregas, bem como realizar cálculos justos do preço do frete. Tais preços, por exemplo, precisam também serem atualizados constantemente para não haver desencontros sobre o que é informado ao cliente. Esses problemas podem trazer constrangimentos a empresas, levando-as a serem alvos de reclamações online e a perderem credibilidade em vendas.
Por fim, a Black Friday é uma grande oportunidade de aumento de vendas, e uma logística desestruturada e pouco articulada nesse período pode trazer prejuízos às empresas, além de comprometer a experiência de compra do cliente e sua reputação. Dessa maneira, um bom planejamento logístico torna possível atender uma demanda maior às empresas, enquanto satisfaz os clientes, trazendo melhorias e ganhos em conjunto para todos.
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Gislene Lemes é sócia da Miron Negócios & Logística. Formada em Logística há mais de 10 anos, especialista em logística de transporte de carga e gestão comercial no ramo de transporte.