Por Diogo Ferreira
Estudos apontam que a cultura da educação corporativa teve início no Brasil em meados de 1980. Hoje, após anos de evolução, podemos afirmar que ela está diretamente relacionada à inovação e sustentabilidade das empresas. A última pesquisa realizada para mensurar o número de universidades criadas por empresas no Brasil foi desenvolvida no ano de 2016 pela Deloitte. O estudo mostrou que em comparação ao ano anterior da pesquisa houve um crescimento de 14% no número de novas instituições.
A alta rotatividade de funcionários nas empresas é sinal de alarme e preocupa tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico. Isso porque, ter colaboradores de áreas importantes como a operacional em constante mudança pode comprometer a qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, a troca constante de colaboradores que exercem cargos de liderança parece ainda mais preocupante, impactando na perda do conhecimento e de processos. É nesse cenário que a educação corporativa mostra seus inúmeros benefícios.
Durante o processo de aprendizagem é possível notar a atualização do colaborador para as inovações do mercado onde atua, além do compartilhamento e construção de novas técnicas. Outra grande vantagem para quem oferece esse canal de interação é a retenção e fidelização de talentos já que o colaborador treinado evolui profissionalmente dentro da empresa. Por fim, o resultado é o aumento da competitividade de produtos ou serviços oferecidos pela organização.
A WAM Ensino, universidade corporativa da WAM Group, vem se beneficiando desde 2017 dessa modalidade. A escola de negócios surgiu da necessidade de desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores do grupo, principalmente no que tange ao mercado de imóveis fracionados, que é hoje um dos maiores motes da marca. O intuito é desenvolver competências e aprimorar os corretores de imóveis e captadores para o aprimoramento de suas performances.
Há dois anos, ganhou asas e se tornou uma universidade corporativa, passando a oferecer também pós-graduação e ensino técnico, além de cursos de desenvolvimento de carreira, como inglês e informática, todos totalmente gratuitos. Os mais de 160 cursos são acessíveis a colaboradores, filhos de colaboradores e parceiros. No total, a empresa já formou mais de 3.500 pessoas.
Os cursos de graduação contam com a parceria do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, considerado o quarto maior do país no seu segmento. A maioria deles acontece de forma online. O estudante tem a opção de baixar um aplicativo no celular ou assistir as aulas por um computador.
A adesão foi tão positiva que o projeto também oferece o “Capacita”, dedicado aos filhos dos colaboradores em idade escolar entre 14 e 18 anos. O grupo acredita na educação como o caminho para o desenvolvimento. A frase de Albert Einstein: “As pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento” é uma inspiração. Por isso, a empresa busca ofertar aos colaboradores e seus filhos algo muito valioso, que é a oportunidade do aperfeiçoamento. O resultado constatado é o de profissionais ainda mais dedicados e preparados. Além disso, os filhos de colaboradores, que estudam na WAM Ensino, ainda podem futuramente ingressar no quadro funcional.
Outra linha de frente, que será aberta em breve, é o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isto porque, a empresa identificou numa pesquisa interna, colaboradores que não possuem o ensino médio. Nesse sentido, a proposta é ofertar gratuitamente essa formação para aumentar a escolaridade dos colaboradores, o que acaba gerando oportunidades de crescimento para eles.
Além dos cursos oferecidos pela WAM Ensino, a WAM Group também oferta a seus colaboradores, uma gama de instrumentos educacionais. Temos uma biblioteca virtual com mais de 1.300 livros e um acervo físico com mais de 500 títulos na sede da instituição, em Goiânia (GO). No mesmo espaço, há computadores disponíveis para as aulas online destinados àqueles que não possuem computador em casa ou querem aproveitar os horários de folga para estudar.
E para quem investe na educação corporativa, explico sempre que o retorno é intangível para ambos os lados. A empresa ganha por promover algo considerado o maior bem que se pode dar a alguém, que é a educação. E em contrapartida, o colaborador enxerga uma marca mais humana, que se importa e vai além da busca por seus resultados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diogo Ferreira é diretor executivo da WAM Ensino