Quem são os empresários goianos ou brasilienses? Quem são os executivos? A Leitura Estratégica há dois anos convive com essa pergunta – que admitimos, é muito valiosa e não precisa ser respondida de supetão. Essa descoberta nos fortalece a caminhar sempre no caminho do desconhecido, apresentar hipóteses e buscar informações. E, nesta trajetória e missão, a revista se empenha em propor um diálogo maior nesta silenciosa caverna que existe entre estes dois mundos.
A revista teria outras razões para existir, mas escolhemos ser um dos elos, entre os possíveis, que podem interligar a região – que, além do universo Goiás e Distrito Federal, temos mais território silencioso. Um passo de cada vez. No passo atual, a revista embarca para Brasília, com visão, consistência e planejamento.
Visão de que o mercado suporta e deseja essa interconexão. Consistência de manter o que construímos no jornalismo sério e produção gráfica de qualidade. E planejamento, dentro de um projeto que consumirá pelo menos uma dezena de edições.
Muitas vezes, sinceramente, me pergunto: será estamos muito tímidos? Não poderíamos fazer mais barulho, mais festa que conteúdo? Não. Reforço nosso propósito de ser mais orgânico que industrial.
Orgânico por uma questão de coerência com nosso público, diretores e acionistas de médias e grandes empresas regionais, que por tanto tempo se desiludiu com projetos que prometeram demais, fizeram muito barulho, para abandoná-los, com fraudes financeiras e de convicções, para depois estabelecer o silêncio.
Somos contra o silêncio mortal e o barulho vazio. Somos pela estratégica de caminhar e unir pessoas, projetos e sonhos. Nesta edição, apresentamos um estudo que a própria revista realizou, ouvindo 50 consultores – boa parte de consultorias e de fora da região – e executivos que atuam em Goiás e no DF, para saber como enxergam os empresários locais (dos dois lados). Primeiro, não é um estudo científico. É o objetivo: que se estimule ao estudo do comportamento regional deste importante agente econômico. Nossos números já dizem muito.
Além das matérias, todas relevantes e cumprindo nossa meta de um Index com mais de 200 empresas e 150 executivos regionais citados por edição (algo que só tem aqui), avançamos no projeto.
Como disse antes, um passo lento por vez: demos dois. Lançamos o caderno fixo de Brasilia: Diretoria.DF, e inauguramos uma proposta digital, com o site exclusivo da revista, responsivo (evitamos até então a estratégia do ‘PDF para anunciante’ ver), e seu irmão, o Opinião Estratégica, um versão só de conteúdo opinativo que andará em paralelo e com o espírito do projeto matriz.
Recomendamos, no digital e impresso, factual ou opinião, nossas leituras estratégicas.