Após o cancelamento da Tecnohsow Comigo, maior feira ligada ao setor cooperativo de Goiás, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) estão orientando as cooperativas registradas a suspenderem temporariamente eventos e feiras ligadas ao setor, para contribuir no combate ao novo coronavírus. Os cursos e eventos realizados pela OCB-GO e pelo SESCOOP/GO, programados para os próximos 30 dias, serão suspensos e os demais reavaliados, conforme evolução da crise.
Segundo o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, a decisão da diretoria da cooperativa Comigo em suspender a realização da Tecnoshow foi acertada. “Foi uma atitude madura, prudente e responsável, que visa evitar a proliferação do vírus e o consequente colapso nos sistemas de saúde público e privado. A saúde e a segurança foram priorizadas. Orientamos às demais cooperativas que têm eventos ou assembleias programados para os próximos 30 dias a fazerem o mesmo, a fim de poderem avaliar melhor a evolução da crise”, afirma o dirigente.
Contudo, Luís Alberto avalia que as medidas de contenção do Covid-19 vão causar um impacto muito grande entre as cooperativas, especialmente do setor agropecuário. “Os efeitos da paralisação da nossa economia será grande no nosso setor, especialmente para as cooperativas que exportam para outros países. Muitas entidades também estavam programando feiras para as próximas semanas, mas agora podem ter que adiar”, ressalta o presidente da OCB.
Só a Tecnoshow tinha como previsão movimentar mais de R$ 3,5 bilhões em negócios este ano. Outras grandes feiras ligadas ao cooperativismo, como a Feira de Negócios Agropecuários da Comiva (Feinagro), que está agendada para começar dia 22 de abril, em Mineiros, e a Agrotecnoleite Complem, marcada para 20 de maio, em Morrinhos, estão, por enquanto, mantidas.
O Sistema OCB/SESCOOP-GO está avaliando também o embasamento legal para a possível necessidade de realizar as assembleias de prestações de contas das cooperativas após o prazo legal de 30 de abril de 2020. Também foram adotadas regras rígidas de higienização dos ambientes de trabalho e a entidade vai adotar o sistema de home office em casos específicos.
** Na foto: presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira (Divulgação)