Os 30 anos da Multidata

Você está visualizando atualmente Os 30 anos da Multidata

De 1989 a 2019, para muitos, um intervalo de 30 anos. Para o mundo da tecnologia, uma vida. E foi nesse cenário, de avanço e consolidação da tecnologia na casa das pessoas e nas empresas, que a empresa goiana Multidata se desenvolveu. Coincidentemente, nasce junto com a popularização da internet no mundo, quase nos mesmos dias, e neste ambiente disruptivo, foi se formando e consolidando mercados, do regional ao internacional.

A evolução da Multidata foi orgânica, com investimento pesado em desenvolvimento de tecnologia e forte compromisso com os clientes, que inicialmente eram de Goiás, mas foram expandindo para outros Estados. Em alguns anos, a Multidata já era destaque no setor de TI e atendia clientes de países da América Latina. Pioneira da tecnologia no Estado, a Multidata se tornou referência em Goiás, recebendo, nestes 30 anos, centenas de prêmios nacionais em variadas áreas – de desenvolvimento de tecnologia a eficiência comercial.

As empresas locais, no fim dos anos 80, eram incipientes em tecnologia. Suas máquinas não se interligavam. Tanto que os dois primeiros clientes da Multidata foram empresas consolidadas no Estado, Polipeças e Grupo Novo Mundo. A Multidata instalou terminais remotos, ligando as filiais com sua matriz. Bom destacar que em 1989, não havia disseminado a internet – que ganha maior fôlego a partir de 1994 – e a empresa goiana foi ser pioneira (novamente) na interligação das empresas por meio de redes de longa distância com links da Embratel.

MERCADOS

Este foi o primeiro mercado da Multidata. Como os links eram muito caros, era preciso otimizá-los. Surgiu um equipamento chamado multiplexador, que juntamente com os modems, eram os produtos comercializados pela empresa goiana no início das suas operações – além do serviço de instalação, otimização dos links e implantação de terminais remotos para as empresas.

“A Multidata sempre teve uma vocação de pioneirismo. No caso da Polipeças, a primeira loja on-line deles foi na cidade de Uberlândia (MG), em uma rede de longa distância”, lembra Helenir Queiroz, uma das fundadoras da Multidata, junto com Adalberto Queiroz.

Para o CEO da Multidata, Diorgil Silva Júnior, a tecnologia revolucionou a vida das pessoas e empresas nas últimas três décadas. “O mercado é muito dinâmico. Poucas empresas de tecnologia participaram efetivamente de tantas fases e atualizações do setor como a Multidata, adaptando-se a cada novo ambiente para o setor e para a instabilidade da economia brasileira, que já é um desafio natural. É um dos grandes méritos da empresa”, disse o executivo, que entrou para a sociedade em 2001 e, desde 2015, se tornou sócio majoritário, adquirindo a parte de seus sócios.

RECONHECIMENTO

A Multidata foi reconhecida por não ser apenas uma empresa operacional. Sempre fez questão de se posicionar e ser estratégica. Além de participar ativamente de eventos no Brasil e no exterior, realizou dezenas de meetings regionais e nacionais, com abordagens atualizadas com profissionais de ponta do mercado. “Nos eventos da Multidata, colocávamos nossos clientes, parceiros e a grande indústria da TI frente a frente, debatendo sobre o que há de melhor no mercado e as tendências. Sempre fomos respeitados por estar à frente do nosso tempo”, disse Diorgil.

Nos útimos quatro anos, implantamos uma série de mudanças operacionais, como nova sede no Setor Bueno, e estratégicas, como a venda da Acttive – unidade de negócios de software do grupo, foco na área de infraestrutura de TI e reformulação societária. “De tempos em tempos, nestes 30 anos, repensamos o negócio e optamos por redirecionar a empresa para nossa maior expertise, fazendo uma leitura do mercado e o que deve ocorrer nos próximos dez anos. Estamos muito felizes com os rumos da Multidata, pois a resposta tem sido robusta”, diz Diorgil, destacando que os ativos maiores da Multidata, experiência e qualidade, são conquistas que o mercado sabe valorizar.

Deixe um comentário