Na manhã de hoje, 19, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), lançaram o sistema Empresa Mais Fácil.
A solenidade ocorreu na sede da Acieg, e trouxe uma nova versão do sistema Empresa Fácil, que recebe pela internet as solicitações para abertura de alvará da Vigilância Sanitária e alvará de funcionamento.
Para o presidente da Acieg, Rubens Fileti, o maior benefício desse sistema é a transparência e a agilidade de todo o processo, além de colocar as empresas no mais alto patamar que nós enxergamos nos países de primeiro mundo. “Antes os empreendedores gastavam muito tempo com trâmites burocráticos, e teriam que ir pessoalmente às instituições. Com essa integração entre a Prefeitura e a Junta Comercial, por meio do RedeSim.”, declara.
Com o sistema Empresa Mais Fácil o contribuinte realiza a solicitação de criação ou alteração de empresa pelo Portal do Empreendedor (Redesim). Basta o empreendedor solicitar o CNPJ, a Inscrição Estadual e Municipal, e automaticamente é feito o Cadastro de Atividade Econômica (CAE) na Prefeitura de Goiânia. Dessa maneira, o contribuinte pode solicitar e acompanhar, no site da Prefeitura, os alvarás desejados de forma mais rápida e eficiente.
Para o secretário da Sedetec, Celso Camilo, esse sistema significa mais celeridade e agilidade nos processos de abertura de empresas em Goiânia., e consequentemente vai ter o retorno do seu CAE, e com isso, ele poderá entrar e solicitar o seu alvará junto à Prefeitura de Goiânia. “Com o CAE na mão ele entra no sistema do Empresa Mais Fácil e solicita seu alvará. Ele sobe esses arquivos, e se for baixo risco, em até 24 horas, pagando a taxa, ele tem seu alvará em mão. Estamos falando de um processo de um ou dois dias desde a criação da empresa até o seu alvará.”, esclarece Celso Camilo.
Rubens Fileti reforça que é inadmissível que haja tanta demora em abrir uma empresa, mas com o Empresa Mais Fácil “teremos ações que vão demorar menos de 24 horas. O próprio empreendedor entra em sua rede, seja celular ou computador, faz toda a sua requisição, e automaticamente ele terá todo o seu progresso integrado com a Junta e com a Prefeitura”, pontua.
Outro ponto que o titular da Sedetec aborda, é sobre o avanço que esse sistema representa na prestação de serviço ao cidadão goiano. “O poder público deve permitir ao contribuinte agilidade e facilidade dentro desses processos. Por isso, diminuímos relevantemente a burocratização e temos, basicamente, três grandes vantagens nesse desenvolvimento: o dinamismo, a redução de custos e o aumento da arrecadação.”, declara.
O prefeito, Iris Rezende, afirmou que o poder público precisa se associar às entidades, às instituições de classe para facilitar a vida da população. “É o que eu preguei desde o inicio da minha carreira pública. É a participação. Cada um ajudando. Todas as instituições voltadas para o bem comum. Aqui, o que acontece é isso. Instituições, poder público e Prefeitura de Goiânia de mãos dadas para facilitar a vida da população”, ressalva.
Foi pensando nessa facilidade para os empresários que a Acieg interveio junto a Prefeitura e a Junta para o lançamento desse sistema. “A Acieg recebe muitas reclamações dos empresários goianos por causa da morosidade ao tentar abrir uma empresa. Nós sentimos as dores deles e lutamos por um meio de facilitar e tornar mais ágil esse processo. Então, com a integração da Junta com a Prefeitura isso será possível, por meio do sistema Empresa Mais Fácil”, ressalta Rubens Fileti.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Acieg