Projeto de profissionalização de cooperativas de reciclagem de Goiânia entra na segunda fase

No momento você está vendo Projeto de profissionalização de cooperativas de reciclagem de Goiânia entra na segunda fase

As principais cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia reuniram-se, nesta quinta-feira (7), com representantes do Sistema OCB/SESCOOP, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Ministério Público de Goiás, Senai e Universidade Federal de Goiás (UFG). Este foi o primeiro encontro no âmbito do projeto de profissionalização das cooperativas de reciclagem após a assinatura do protocolo de intenções, em outubro.

Em pauta, as principais demandas das cooperativas e a formatação de cursos e serviços oferecidos no decorrer da iniciativa. De acordo com o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, a ideia é, por meio do SESCOOP/GO, oferecer cursos de capacitação, empreendedorismo e formação de dirigentes, para que as cooperativas de reciclagem sejam competitivas e sustentáveis.

A partir de agora, após a formalização da iniciativa, as cooperativas são convidadas a participar ativamente da estruturação de ações e consultorias das quais serão beneficiadas. “Essa é uma forma de levantar e atender as reais necessidades desse público, para que o projeto tenha legitimidade na proposta de desenvolvimento do empreendedorismo, da profissionalização e da melhoria das condições de trabalho da categoria. Sem dúvida, a partir da participação das lideranças e da adesão das primeiras cooperativas (com o registro na OCB-GO), esse trabalho será repercutido e multiplicado para outras”, explica o presidente.

Dulce do Vale, representante da Cooper Rama, destacou, durante a oficialização do projeto, que a profissionalização é o principal passo para o fortalecimento das cooperativas de reciclagem. “Nós vamos concorrer com empresas. Se a gente não profissionalizar, o que vamos ser?”, questiona. “A gente tem que preparar para isso. E preparar como? Profissionalizando.”

Sobre o Sistema OCB/SESCOOP-GO

O Sistema OCB/SESCOOP-GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado:

– OCB-GO: é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás, que defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano e presta serviços de suporte administrativo, técnico e logístico, de natureza sindical e organizacional.

– SESCOOP/GO: é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes).

*** Na foto: Reunião desta quarta (7) foi a primeira após a formalização do projeto (Divulgação/OCB-GO)

Deixe um comentário