Goianienses valorizam morar perto de shoppings

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A comodidade de morar próximo a shoppings e ter ao alcance diversos serviços e produtos tem atraído os goianienses nos últimos anos, o que contribuiu para o aumento do volume de vendas de empreendimentos nessas localidades e valorização do metro quadrado. Pesquisa da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) comprova que os setores Marista, Bueno, Alto da Glória e Jardim Goiás, que abrigam os maiores shoppings de Goiânia, continuam na liderança dentre os dez bairros mais valorizados da capital, com o preço do metro quadrado em ascensão.

A Ademi prevê, ainda, crescimento de 20% das vendas de imóveis no 2º semestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado, sobretudo nos bairros que estão no topo da lista dos dez mais cobiçados da capital.

Morar próximo a shoppings também é ter a poucos metros de casa bares, restaurantes, cafés, academias, supermercados, lojas de grandes marcas e escolas. “Historicamente, shoppings centers são vetores de crescimento e valorização das regiões onde estão instalados. Esse processo ocorreu em Goiânia tanto na região do Shopping Flamboyant, quanto na do Goiânia Shopping. Isso acontece porque um shopping center é um complexo que oferece conforto, lazer e uma série de conveniências para os consumidores”, ressalta o diretor comercial da Opus Incorporadora, Rogério Bastos.

Essas vantagens foram fundamentais para que a psicóloga Deusa Azevedo Mourão escolhesse um imóvel localizado a poucos metros do Goiânia Shopping, no Zeus Park House. Primeiro, optou pelo aluguel, e depois de se sentir realizada na região, decidiu compra-lo. “A localização fez toda a diferença na escolha do meu imóvel. Costumamos dizer que o Vaca Brava é o nosso Central Park. E morar tão próximo ao shopping, de supermercado, academia, não tem preço. Temos tudo na mão aqui. Precisava de qualidade de vida para criar minha filha e encontrei. Posso passear com ela, respirar ar puro, e me sentir segura”, relata.

Há 13 anos no mercado imobiliário, a Opus Incorporadora detectou o atual cenário e tem investido em empreendimentos próximos aos maiores shoppings de Goiânia. Nas proximidades do Shopping Flamboyant, edificou o Imperador do Park e o Park House Flamboyant, e a poucos metros do Goiânia Shopping, na orla do Parque Vaca Brava, os imóveis Zeus Park House e Casa Opus Vaca Brava. A incorporadora lançou recentemente o Trya By Opus, que estará situado exatamente ao lado do Goiânia Shopping, na Rua T-15, com intuito de atender a essa demanda crescente pela localização próxima a shoppings.

Rogério destaca que a procura por empreendimentos próximos a shoppings vem de diferentes perfis de clientes, já que essas localizações atendem a demandas coletivas. “Os shoppings atraem uma série de serviços complementares, não ligados diretamente ao empreendimento, mas que criam uma rede completa de facilidades para os moradores de diferentes faixas etárias e perfis familiares: escolas, farmácias, academias, hospitais; ou seja, é ancora de desenvolvimento e atratividade”, pontua.

Tendência de mercado

De acordo com o gerente comercial e de marketing da EBM Desenvolvimento Imobiliário, Ademar Moura, há hoje uma tendência crescente de aumento do interesse por moradias próximas a shoppings e centros comerciais, assim como praças e parques. “É um perfil de cliente, desde solteiros a até mesmo famílias, que está em busca de maior praticidade para o cotidiano. São pessoas que estão antenadas a questões de mobilidade, por exemplo, e buscam resolver suas demandas livres do trânsito, ganhando tempo de deslocamento”, afirma.

Ademar ainda ressalta que a localização é o ponto de partida para o desenho do conceito de um empreendimento. “O Metropolitan Mall, por exemplo, mixed use próximo ao Flamboyant Shopping Center, tem uma proposta inteiramente cosmopolita e um perfil que converge com os grandes centros comerciais”, caracteriza o executivo.

Outro com o mesmo perfil, que integra o portfólio da EBM, o Walk Bueno, surgiu do fomento do walking distance, expressão que incentiva o ‘andar a pé’, agregando o morar e trabalhar em um mesmo local. “Tanto os moradores quanto os colaboradores das empresas sediadas no edifício, estão muito bem assistidos, seja no âmbito de alimentação, vestuário, conveniências e até mesmo lazer com proximidade do shopping. É um diferencial que acarreta em maior qualidade de vida”, garante.

Exemplo que atesta esse movimento é o da empresária Priscila Fogaça, que reside no Walk Bueno, próximo ao Goiânia Shopping, há cerca de um ano e meio. Segundo ela, a localização torna seus dias mais práticos com a proximidade de pontos de conveniência da cidade, como supermercados, escolas, hospitais e ainda o parque Vaca Brava.

“Se eu preciso almoçar fora com mais agilidade, fazer uma compra sem gastar muito tempo ou pensar em uma opção de lazer, é ótimo ter um shopping a poucos metros”, garante. E além da localização privilegiada para o seu lar, Priscila ainda inaugurou sua loja de moda feminina no térreo do prédio. “Um dos motivos deu ter escolhido o edifício, foi o fato dele ter tanto a área residencial quanto a comercial. Eu queria um lugar onde pudesse trabalhar e morar. Só de não ter a necessidade de enfrentar o trânsito já é uma grande vantagem”, enfatiza.

** Na foto: Metropolitan Mall é um mixed use com conceito cosmopolita e moderno ao lado do Flamboyant Shopping Center (Divulgação)

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