Nova plataforma de aluguéis, Desenrola, investe R$10mi para chegar ao mercado

Você está visualizando atualmente Nova plataforma de aluguéis, Desenrola, investe R$10mi para chegar ao mercado

Entra no ar, na próxima segunda (05/08), em Goiânia, a Desenrola, a primeira plataforma imobiliária digital de locação de imóveis que vai abrir espaço para atuação conjunta com outras imobiliárias. A iniciativa, inédita no país, é da Brasil Brokers, um dos maiores grupos do segmento no Brasil, e já pode ser conferida no site www.desenrola.com.br. Objetivo é desburocratizar e agilizar o processo de aluguel de imóveis comerciais e residenciais tanto para locador quanto para locatário, que, mesmo sendo uma plataforma digital, terá um atendimento humano e personalizado.

O projeto piloto tem investimento previsto na ordem de R$ 10 milhões em dois anos, valor que será aplicado em tecnologia, pessoal, marketing e outras áreas, como canal de distribuição. Com o mote “Desenrola, aluguel sem enrolação”, o cliente encontrará um modelo de locação que mescla o digital e o analógico. “O cliente pode optar por realizar todo o processo online ou com o suporte de um colaborador, devidamente treinado para proporcionar uma experiência diferente do que já existe no mercado”, explica o cofundador da Desenrola, Daniel Guebartin.

Cerca de 74 ‘desenroladores’, como são chamados os colaboradores da plataforma, estarão à frente da Desenrola para ter o contato direto com o cliente. Até dezembro, serão cerca de 100 pessoas envolvidas, distribuídas nas áreas de soluções tecnológicas, atendimento a clientes, emissão de boletos e cobranças e captação de negócios. Novas vagas para vários cargos estão sendo abertas mensalmente.

A equipe de profissionais integra a estrutura da própria empresa, com carteira assinada e com foco no atendimento humano. Para tornar a relação ainda mais pessoal, a plataforma trabalhará com o sistema Omnichannel, que unifica as informações e todo o histórico do cliente, agilizando e personalizando o atendimento independente do canal de atendimento – telefone, redes sociais, e-mail e WhatsApp. “Temos uma estrutura de pessoas para proporcionar uma experiência diferente a cada grupo de clientes. A tecnologia será um instrumento para auxiliá-los”, explica Daniel.

Segurança, agilidade, pagamento em dia, sem burocracia e relacionamento são os principais pilares que nortearão a Desenrola. A Desenrola promete ser rápida no fechamento dos negócios e na entrega dos imóveis para os futuros inquilinos. Do ponto de vista do proprietário, hoje leva-se uma média de 40 dias para alugar o imóvel e, com a plataforma, estima-se que este prazo caia pela metade, cerca de 20 dias. E, do lado do inquilino, o prazo hoje é de 3 dias para fechar o contrato imobiliário, entre análise de crédito e visita ao imóvel. “Estamos preparados, com a plataforma, para fazer no mesmo dia o processo completo, da visita ao imóvel, assinatura digital, pegar a chave e fechar o negócio”, compara Daniel.

Parcerias para transformar o mercado

Além dos imóveis da própria Brasil Brokers, a plataforma da Desenrola vai abrir espaço para parcerias com outras imobiliárias. “Nosso objetivo é melhorar o ecossistema de locação imobiliária e transformar o mercado. As outras imobiliárias poderão ser tecnológicas, mas sem a necessidade de fazer investimentos para isso”, pontua Daniel.

As imobiliárias de bairro, que já tem seu público cativo e que tem seu foco em venda de imóveis, mas não possuem estrutura de aluguel, podem agora listar o seu imóvel na plataforma, sem custos. Toda a etapa administrativa, jurídica e de marketing será desenvolvida pela Desenrola, que vai receber parte do retorno do negócio. “Elas receberão parcelas desta locação durante toda a vigência do contrato. Serão nossas parceiras pela vida inteira”, ressalta o cofundador da Desenrola. “Queremos que estes pequenos negócios sejam pontos de captação, que não percam negócios e sejam nossas parceiras nessa inovação.”, complementa.

O objetivo da Brasil Brokers é que até 60% dos imóveis disponíveis na plataforma pertençam a terceiros e que a carteira própria do grupo represente até 40% do volume total.

Expansão

Até outubro deste ano, a plataforma deve chegar a Cuiabá e, no primeiro trimestre de 2020, a previsão é lançar a Desenrola em mais cidades dos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

Segurança

Para garantir a segurança dos clientes que fizerem uso da sua plataforma, a Desenrola oferece um contrato com uma seguradora, registrada na Superintendência de Seguros Privados (Susep), que garantirá conforto e tranquilidade para o locador do imóvel, inclusive no que diz respeito ao pagamento do aluguel e do condomínio em dia, independente da data de pagamento pelo inquilino. O contrato será válido por 36 meses.

O locatário pagará uma taxa de 2,5% sobre o valor do aluguel, que será destinada para pagamento do seguro, que o isentará da necessidade de um fiador na hora de fechar o contrato. “Acreditamos que a experiência do cliente é mais importante do que o preço”, ressalta o cofundador da Desenrola.

No entanto, Daniel reforça a flexibilidade da Desenrola. “Somos absolutamente flexíveis, pois entendemos que cada cliente possui uma realidade. E estamos prontos para entender cada uma e buscar soluções que se encaixem e atendam a essas demandas.”

Público

A ideia da nova empresa nasceu para atender a um público em potencial: os ‘millenials’, que nasceram com a cultura digital, mas contemplará todos os consumidores, de diferentes gostos e preferências. Os millennials hoje representam mais da metade (51%) dos consumidores do mercado imobiliário digital no Brasil, segundo dados de uma pesquisa da agência Today.

De acordo com a pesquisa, 80% da geração, que hoje tem entre 25 e 39 anos, prefere alugar imóveis ao invés de comprá-los. E 82% dos entrevistados dizem possuir um smartphone. Os Millennials já são um quarto da população brasileira, de acordo com a Euromonitor.

No ano de 2040, mais de 50% dos consumidores poderão abrir mão de um corretor ou consultor para comprar um imóvel. E 40% das compras de residência poderão ser realizadas integralmente pela internet, o que ainda não ocorre hoje. As informações são de um estudo realizado pela consultoria Deloitte, que revelou as perspectivas e tendências dos compradores de imóveis das novas gerações.

Números

A Brasil Brokers movimenta hoje mais de R$ 140 milhões anualmente e o segmento de locação responde a 10% da receita do grupo. Com a Desenrola, a expectativa é que a participação do segmento de aluguéis na receita aumente 20% ao ano.

Deixe um comentário