Nascida em Goiás, a plataforma digital de permutas multilaterais XporY.com inicia seu plano de expansão nacional pela maior cidade da América Latina, São Paulo. A previsão de inauguração do novo escritório é para o mês de setembro próximo. De acordo com o especialista em gestão, inovação e empreendedorismo, o engenheiro mecatrônico Rafael Barbosa, fundador da plataforma, a meta é levar a atuação da scale up para todo o País em até cinco anos.
Para a abertura do escritório na capital paulista, a empresa já formalizou a contratação de profissionais, está fazendo pesquisas de mercado e firmando as primeiras parcerias locais. Fundada em Goiânia no ano 2014, a XporY.com trabalha dentro do conceito de economia compartilhada e é atualmente uma das quatro maiores plataformas de permutas multilaterais do Brasil, sendo a maior em número de usuários. Contando com mais de 6.800 inscritos, a scale up movimenta hoje mais de 3 milhões em X$ (moeda virtual equivalente ao real) mensalmente, tendo registrado um crescimento de mais de 100% só entre 2017 e 2018.
A perspectiva, segundo Rafael Barbosa, é de que a empresa feche o ano de 2019 com crescimento anual superior a 100%, ampliando a movimentação mensal em X$ para mais de 5 milhões. “Após a instalação estratégica do novo escritório em São Paulo, nosso próximo passo será ampliar a atuação para mais duas capitais em 2020. Escolhemos a capital paulista por ser a mais importante cidade do Brasil no âmbito dos negócios”, afirma Rafael ao dar mais detalhes sobre plano de expansão da XporY.com.
Sobre a XporY.com
A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor a seus serviços e produtos. Atualmente, são mais de 6.800 associados que oferecem uma infinidade de produtos e serviços, tudo negociado em X$, moeda virtual que equivale a R$ 1. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael Barbosa. Segundo ele, a ideia nasceu de modelos de plataformas de permutas criadas nos Estados Unidos.
Um diferencial da XporY.com, em relação a outras plataformas de permuta, é a ausência de custo na adesão, ou seja, os participantes não têm que pagar para entrar na rede, nem mesmo um valor mensal ou anual como manutenção. Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que se cobra uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra, ou seja, quem negocia seu produto ou serviço na plataforma não paga nada. O cadastro no serviço é gratuito.
Novos associados podem fazer empréstimos em X$ e adquirir qualquer item oferecido na plataforma. O valor emprestado em moeda digital poderá ser pago à medida em que o serviço ou produto ofertado for negociado. Caso o empréstimo não seja quitado em X$ no prazo de 90 dias, o valor faltante deverá ser pago em dinheiro. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo portal da XporY.com, no aplicativo da plataforma ou mesmo na loja física da empresa.
Na foto: Diretor e fundador da XporY.com, Rafael Barbosa (Divulgação)