Líder de mercado, o McDonald’s também segue à frente no quesito transparência e, em 2018, mais de 2 milhões de consumidores participaram do programa “Portas Abertas”, que mostra os segredos da cozinha mais famosa do mundo. Os clientes aprenderam um pouco mais sobre a empresa e seus mais altos padrões de segurança alimentar, qualidade e higiene. O número é o equivalente à 23 Estádios Serra Dourada lotados.
Desde 2014, o programa já recebeu mais de 10 milhões de pessoas no Brasil e, através do compromisso com qualidade e transparência, o McDonald’s permite que os consumidores conheçam de onde vêm os ingredientes, como são acondicionados e preparados para o consumo e, também, como é a rotina dos funcionários, desde a higienização das mãos, passando pela sala de break (onde fazem o descanso), até o cardápio de refeições, composto por… arroz e feijão!
“O McDonald’s é a única rede de restaurantes que convida as pessoas a conhecerem seus bastidores. Fazemos isso porque nos orgulhamos dos procedimentos e padrões de qualidade que seguimos em toda a nossa operação. Nós sabemos o quão importante é para os clientes conhecer e viver essa experiência”, afirma David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com Investidores da Arcos Dorados na América Latina.
Em 2018 também passou a ser possível saber um pouco mais sobre o assunto sem sair de casa. Basta navegar no site www.mcdonalds.com.br e assistir à webserie de cinco episódios que aborda a origem dos ingredientes utilizados no preparo dos icônicos produtos McDonald’s. Os vídeos são apresentados pelo ex-funcionário Phellyx e pelo digital influencer e ex-participante do reality show Masterchef, Raul Lemos.
Transparência em primeiro lugar
No ano passado, um estudo sobre a perceção de processos em restaurantes realizado pela Trendsity na América Latina – e encomendado pela empresa – reuniu uma amostra de 1.400 opiniões (400 somente no Brasil) e revelou que 85% das pessoas compreendem que o programa Portas Abertas é uma maneira de entender melhor o processamento dos alimentos elaborados no McDonald’s. Além disso, 98% dos brasileiros entrevistados consideram que transparência é um dever para as marcas.
A iniciativa do Portas Abertas foi reconhecida em diversas ocasiões com renomados prêmios internacionais na área de Comunicação e Relações Públicas, como o Latin American Excellence Awards, concedido pela renomada Revista Communication Director; Prêmios SABRE Latino Americanos, entregues pelo The Holmes Report; e EIKON, concedido pela revista Imagen de Argentina, na categoria regional.