Talvez nem todos tenham ouvido falar nas fintechs, mas cada vez mais pessoas utilizam seus serviços e estão descobrindo uma forma muito mais descomplicada para utilizar e/ou escolher um produto financeiro.
O termo fintech define startups com foco em tecnologia que oferecem serviços ou produtos financeiros. Mais que isto: trata-se de um segmento em franca ascensão e com inúmeros benefícios e oportunidades, principalmente no Brasil.
Cenário
Segundo dados da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das principais empresas de auditoria e consultoria do mundo, mais de 80% das instituições financeiras tradicionais acreditam que as fintechs ameaçam os modelos ‘convencionais’. E 82% esperam aumentar as parcerias relacionadas às fintechs nos próximos três a cinco anos, o que amplia ainda mais a perspectiva de crescimento.
No Brasil, entre o fim de 2017 e o final do primeiro semestre de 2018, o número de fintechs foi de 309 para 377 (22%), atestando que o ritmo da expansão continua acelerado. É o que mostra o Mapa das Fintechs, elaborado pela Finnovation em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que contempla uma série de levantamentos realizados em países da América Latina. Contudo, o caminho a percorrer ainda é longo, já que o mercado de serviços financeiros no Brasil ainda é dominado pelos cinco maiores bancos, que detêm 80% do market share.
Segmentos
Ainda de acordo com o relatório da Finnovation, quando se leva em conta a participação no mercado, os segmentos com mais fintechs são: Pagamentos e Remessas, que responde por 25% do total; Gestão Financeira Empresarial, com 17% das soluções; Empréstimos, com 15%; Gestão Financeira Pessoal, com 8% e Crownfunding e Weealth Management, que correspondem a 7% do total, cada.
Ainda no Brasil, a maior parte das fintechs são voltadas aos serviços de banco digital, conforme aponta a Finnovation, e, entre os campeões de crescimento, estão os neo-banks brasileiros Inter, Neon e Agibank. Destaque também para empresas que oferecem contas pré-pagas como uma experiência totalmente digital, a exemplo do Nubank.
Mas o que explica a ‘revolução das fintechs’?
Um dos motivos para o crescimento está no fato de as fintechs oferecerem soluções práticas para o usuário, desburocratizando processos, a um custo muito menor que o executado pelas instituições tradicionais.
Isto reflete, por exemplo, na satisfação do cliente com este novo modelo, o que influencia diretamente em seu crescimento. De acordo com levantamento do Google, 71% dos usuários disseram estar muito satisfeitos com o serviço das fintechs. Em relação às instituições tradicionais, o índice é de 42%.
Ainda de acordo com o relatório da Finnovation, a praticidade, a flexibilidade e todos os demais diferenciais trazidos pelas fintechs nos últimos anos podem ser uma ameaça ou uma oportunidade aos bancos tradicionais, que constantemente buscam alternativas para inovar e oferecer as experiências de consumo desejáveis pelo consumidor moderno.
A cultura organizacional também se destaca entre os diferenciais. O ambiente flexível e descontraído colabora diretamente com o comprometimento dos funcionários em relação às metas e relacionamento entre empresa e consumidor. A razão disso é uma estrutura com menos burocracia e marcada pelo dinamismo em suas atividades, resultado de uma filosofia que “busca desenvolver novas ideias, a fim de obter lucro e escalabilidade em um panorama de incertezas, tendo inovação como norte”, conforme aponta Luana Schellemberg, autora de uma pesquisa sobre o tema na PUC-Rio.
Em relação à gestão, as fintechs são em sua maioria administradas por profissionais qualificadas e empreendedores. Segundo dados do Catálogo Fintechs 2018, da Abintech em parceria com o Sebrae, 97% dos líderes de fintechs são formados, pós graduados, mestres ou doutores. Mais de 45% possuem entre 30 e 39 anos e 70% já havia tido outra empresa antes.
Sobre a Foregon
A Foregon acredita na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplica os bancos. A Foregon, uma fintech certificada com o selo “Great Place to Work”, é especializada em criar conteúdo e ferramentas simples e inteligentes que ajudam o consumidor a ter progressos financeiros, permitindo que ele encontre e consiga o produto financeiro que mais se encaixa no seu perfil. A empresa compara cartões de crédito, contas digitais, cartões pré-pagos, contas investimento e muito mais, auxiliando o usuário de forma descomplicada e transparente. A Foregon é o seu portal de produtos financeiros.