Aumentar a colaboração do cooperativismo goiano para o desenvolvimento econômico e social de Aparecida de Goiânia. Este foi o principal objetivo da reunião nesta sexta-feira (1º/9) entre o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e o prefeito Vilmar Mariano (MDB), na sede da entidade, na capital. O encontro contou também com a presença de dirigentes da OCB/GO, de secretários da prefeitura, de lideranças empresariais do município e do ex-prefeito Gustavo Mendanha.
Uma decisão já tomada é a de inserir a Semana Municipal do Cooperativismo no calendário oficial de Aparecida de Goiânia. A proposta foi apresentada pelo presidente do Sistema OCB/GO e acatada de imediato pelo prefeito, que já determinou à sua equipe o início dos estudos para elaboração de projeto de lei, em conjunto com a entidade, a ser enviado para a Câmara Municipal.
“O cooperativismo pode oferecer muito para o desenvolvimento econômico e social de Aparecida de Goiânia. Já temos muitas cooperativas que atuam no município em diversos ramos, contudo podemos aumentar ainda mais esta presença, inclusive fomentando a criação de novas cooperativas”, disse Luís Alberto. “O Sistema OCB/GO, por meio do Sescoop, também pode contribuir para a qualificação e formação profissional de trabalhadores e gestores no município, além de incentivar a inovação no setor privado”, enfatizou.
Metas
O prefeito Vilmar Mariano afirmou que a meta da sua gestão é chegar a 100 mil CNPJs ativos (empresas) até o final deste ano. “Estamos muito próximos de ser o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Goiás. É um trabalho iniciado na gestão de Maguito Vilela, ampliado na gestão de Gustavo Mendanha e que temos tido o desafio de manter e até mesmo aumentar os resultados. Vamos ter em breve um novo parque industrial, em parceria com o governo de Goiás, com capacidade de receber mais de 300 novas empresas. Portanto, queremos o Sistema OCB/GO e as cooperativas como parceiras para nos ajudar a manter Aparecida como o município que mais cresce em Goiás”, afirmou.
Gustavo Mendanha afirmou que as cooperativas, além de contribuírem com o desenvolvimento econômico da cidade, também podem colaborar com a melhor distribuição de renda entre os aparecidenses. “Aparecida é uma cidade que cresceu muito nos últimos anos e melhorou em todos aspectos, tanto na área econômica como na social. Isto tem sido possível com uma boa gestão administrativa e parcerias com o setor produtivo. O Sistema OCB/GO, sem dúvida, vai colaborar para que Aparecida avance mais nos próximos anos”, frisou.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, Leopoldo Moreira Neto, afirmou que o cooperativismo goiano cresceu de forma significativa nos últimos anos e hoje é um dos principais setores da economia de Goiás. “Esta aproximação do setor produtivo com o setor público é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade. O Sistema OCB/GO vai colaborar muito”, frisou. O empresário e ex-presidente da Aciag, José Luiz Celestino, concordou. “As cooperativas têm muito a oferecer para enriquecer ainda mais a cadeia produtiva de Aparecida”, disse.
A comitiva de Aparecida de Goiânia na reunião também contou com a presença de Luiz Faustino Moronessi, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida; Einstein Paniago, secretário da Fazenda; Felismar Antônio Martins, secretário de Indústria e Comércio; Marlúcio Pereira, secretário de Articulação Política; Fábio Camargo, Procurador Geral e Paulo Borges Campos, secretário executivo da secretária da Fazenda.