Festival Burger Time promete aquecer as vendas de lanches na Região Metropolitana

Você está visualizando atualmente Festival Burger Time promete aquecer as vendas de lanches na Região Metropolitana
Festival Burger Time/Reprodução

A terceira edição do aclamado Festival Burger Time vem aí – os restaurantes e seus pratos (pit dogs e hambúrgueres) já estão selecionados, e agora a votação vai ser aberta de 16 de junho a 2 de julho. Uma das mais tradicionais competições do segmento promete movimentar o comércio de sanduíches na Região Metropolitana, com expectativa de venda de 32 mil lanches. O lançamento oficial do evento, que neste ano reúne 59 estabelecimentos, aconteceu nesta terça-feira (13), reunindo fornecedores, parceiros e apoiadores. O Sebrae Goiás é um dos apoiadores, e foi representado por Leonardo Araújo, Camilla Carvalho, Larissa Ribeiro, Camila Moreira e o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Atualmente, são mais de 1,6 mil estabelecimentos na capital e cerca de 3 mil em todo estado, que empregam mais de 40 mil pessoas, de acordo com o Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (SindPitdog). Ademildo Pereira de Godoy, presidente da entidade e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), disse que o festival visa aumentar cada vez mais o padrão dos lanches e divulgar aqueles que são tradição na gastronomia goiana. “Queremos empresários mais fortes, mais capacitados e preparados para sermos os melhores do mundo. Recentemente fomos colocados na lista entre os melhores, mas queremos estar entre os primeiros, e temos condições para isso. Além de ter excelentes profissionais no estado, o lanche faz parte da nossa história”, diz. Ele conta que a atividade foi aprovada como essencial em Goiânia e quer ir além. “Estamos pleiteando junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que os Pit Dogs de Goiás sejam patrimônio cultural brasileiro, e temos o apoio da UFG no projeto”, afirma.

Para analista do Sebrae Goiás Camilla Carvalho, festivais como esse estimulam empreendedores à capacitação. “Eles começam a acessar novos mercados, nova clientela e se permitem ser avaliados não só por clientes, mas também por avaliadores profissionais, e passam a refletir como está seu negócio em vários aspectos”, explica. Nesse momento, segundo ela, os empreendedores avaliam não só o sabor dos alimentos e a higiene, mas todo o processo produtivo, a capacidade de produção e a gestão financeira, entre outros. “Tudo isso desperta a necessidade de capacitação não só para colaboradores, mas para os empresários, que precisam conhecer de perto todas as fases do negócio – por exemplo, entender como o marketing pode impactar positivamente o empreendimento”, explica.

O Festival Burger Time promove o intercâmbio entre a tradição dos “Pit Dogs”, Patrimônio Cultural de Goiás, de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, com as hamburguerias gourmet. O objetivo do evento é escolher o melhor pit dog e o melhor hambúrguer, além de fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes. A escolha dos participantes – hamburguerias, pit dogs, restaurantes e bares – já foi feita, e o público e um corpo de jurados poderão visitar os locais, degustar o lanche criado exclusivamente para o festival e votar, de acordo com duas categorias: hamburgueria e pit dogs. As votações podem ser feitas acessando o site da premiação (www.festivalburgertime.com.br) – os estabelecimentos terão displays com QR Codes para acesso direto via smartphones.

Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor pit dog de Goiás. O anúncio dos vencedores ocorrerá em solenidade prevista para o mês de julho.

Na última edição, em 2022, participaram 48 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida. Durante o evento, foram comercializados 31.289 hambúrgueres e sanduíches, número recorde em relação à primeira edição (que ocorreu em 2019, antes da pandemia da Covid-19), quando foi registrada a venda de 20 mil lanches por meio de 40 estabelecimentos participantes.

A realização do Festival Burger Time é da Fecomércio-GO, do Senac Goiás e do Sindpitdog, com apoio da Prefeitura de Goiânia, Sebrae Goiás e diversos outros parceiros.

Hambúguer com amor

Uma das empresas presentes e que vai participar é a Santa Comedoria Cozinha Criativa, que teve início há sete anos com uma história de amor. Maria Clara Mendonça Pimentel e Youssef Najar Jorge fizeram o curso de gastronomia juntos. Maria, de família mineira, e Youssef, descendente de árabes, juntaram sentimento e negócio que deu certo. Antes ela trabalhava com eventos e ele, com consultorias. Mas os goianos decidiram empreender juntos e a Santa Comedoria, que funciona no Setor Goiânia 2, região norte da capital, trabalha, segundo a sócia Maria Clara, com uma construção de sabores.

A proposta inicial era trabalhar com Food Truck, mas logo perceberam que seria necessária uma cozinha de apoio e o food ser apenas uma cozinha de finalização e entrega. “Mas queríamos algo em que tivéssemos liberdade e usar de nossa experiência como chef de cozinha para fazer diferente”, conta a sócia. Como a regulamentação para food truck no Brasil não permitiria ser itinerante do jeito que imaginavam, os empreendedores resolveram se fixar em uma casa com um quintal, com apoio da família.

“Fomos a primeira hamburgueria artesanal da região norte da cidade, a primeira em um quintal em Goiânia e abrimos caminho para muitas outras”, orgulha-se Maria Clara. Mas a trajetória não foi fácil. Segundo ela, o conhecimento dos dois, a força de vontade e o ‘feelling’ (sentimento) de que ia dar certo contribuíram muito para o destaque que a Santa Comedoria possui atualmente. Os dois criaram um cardápio diferenciado, com sabores contemporâneos e são fiéis à proposta que definiram desde o início da empresa. “Temos clientes que frequentam a casa pelo menos uma vez por semana desde o início. Ficamos impressionados e com a certeza de que nossa escolha tem dado certo”, comemora.

Em relação à terceira edição do Festival Burger Time, a expectativa é bem positiva. “O evento é bem-organizado, já estamos com uma troca vantajosa entre os parceiros e colegas de trabalho. Muitas pessoas devem conhecer a Santa Comedoria e assim o marketing vai além do digital, passa a ser boca a boca também e estamos muito felizes em participar”, diz.

Deixe um comentário