Por Fábio Silva
A miopia da execução é um termo que surgiu em uma de nossas reuniões de aprendizado.
E tem tudo a ver com produtividade e com os nossos padrões e estratégias de comunicação para negócios. Essa expressão surgiu em uma conversa interna para falar de algo que nos incomoda muito, que fragiliza os negócios hoje em dia, que é: pensar que a comunidade de um negócio se resume a uma única rede social. Esse é um grande erro e será que você não está cometendo?
Pois bem! Vamos compreender.
A miopia diz respeito a uma condição ocular em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas os objetos mais distantes ficam borrados.
Já o termo execução retrata o fazer, fazer e fazer. Quantas vezes você se encheu de tarefas operacionais que consumiram toda a sua semana e, no fim, você não fez o mais importante, o que de fato traria venda e exponencialidade para o seu negócio?
Nós já caímos nessa cilada também!
E depois de boas reflexões, nós intitulados de miopia da execução esse ato desenfreado de fazer apenas o que está visível aos nossos olhos e deixar de lado o resto, pois, afinal de contas, está borrado mesmo.
E onde está o problema disso?
Quando nós focamos toda a comunicação de uma empresa, de uma marca pessoal em uma única rede, nós estamos colocando todos os ovos em um único cesto.
E isso significa que:
1. sua marca fica refém daquela plataforma
2. no dia que tiver algum problema e a plataforma não estiver no ar, você perde o seu canal online de vendas
3. você fica limitado as regras daquele único canal
4. você perde o contato com possíveis clientes que estão em outros canais
5. você não pensa, planeja e age em seu negócio de maneira 360
No âmbito de negócios, a sua única coisa como empreendedor, como gestor do negócio é agir para alcançar os objetivos determinados. E para isso, você precisa ter lentes que te permitem visualizar com clareza o que está perto e o que está longe.
Uma breve analogia
Imagine uma quadra de vôlei. Enquanto você está jogando na quadra você não consegue ver o todo, mas o técnico que está fora do jogo tem uma visão mais ampla e sabe exatamente onde estão os buracos, falhas e gargalos do time.
Ele consegue ver as forças e fraquezas do time adversário — e qualquer semelhança com uma análise de swot é mera coincidência — consegue pensar e agir para diminuir as fraquezas do próprio time.
Deu para entender?
Todo negócio precisa de um técnico olhando o todo e não só as partes do seu negócio.
Se você não sabe por onde começar, marque uma conversa com nosso time!
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Fábio Silva
Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação
Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.
Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.