63% dos consumidores online já deixaram de finalizar uma compra por causa do frete alto

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O cliente adiciona os produtos ao carrinho de compras, mas não finaliza o pedido. Esse comportamento pode ter diversos motivos, mas a principal causa pode  ser por conta do alto valor do frete. É exatamente isso que mostra o CX Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. O estudo com mais de dois mil consumidores online de todo o país revela que 63% dos consumidores online já desistiram de finalizar uma compra por causa do preço elevado da entrega – ou seja, mais da metade dos visitantes saem de uma loja de mãos abanando.

Este abandono de carrinho pode se tornar um problema sério, uma vez que representa uma perda de venda capaz de comprometer a rentabilidade do negócio. Para combater esse desafio, é possível adotar algumas estratégias para melhorar a experiência de compra. Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, destaca que perder um cliente nesta etapa pode ter um impacto muito grande no futuro. “Durante o período anterior, a empresa investiu na conquista desse cliente e em melhorias do negócio. Se no momento de concluir a compra, o cliente encontra algum bloqueio que gera atrito, seja pela experiência ou algum fator que impacta diretamente na decisão final, sua empresa corre o risco de aumentar absurdamente a perda de carrinhos. Além de enfrentar problemas na navegabilidade, um exemplo de atrito recorrente é o alto preço do frete. Hoje, com 61% dos consumidores fazendo compras pela internet, é preciso entender que a taxa de entrega não é apenas uma questão de logística, mas também uma motivação de grande impacto na decisão final”, alerta o executivo referindo-se aos dados do E-commerce Trends 2023.

Além de abandonar a compra, a alta da entrega pode fazer com que o cliente adquira o produto ou serviço de um concorrente que ofereça frete grátis ou mais barato. Stela Torres, CGO do Melhor Envio, conta que oferecer melhores condições de entrega pode ser uma excelente saída. “Vale avaliar o que é praticável reduzir e entender qual tipo de condição especial é possível oferecer para que o custo não se torne um motivo de desistência. Montar kits de itens, por exemplo ‘3 camisetas por X reais + Frete Grátis’, é uma saída interessante, uma vez que aumenta o ticket da venda sem que o valor da entrega fique muito mais alto, permitindo que o lojista absorva esse gasto sem sair no prejuízo. Em datas específicas e de maior concorrência, como a Semana do Frete Grátis, Dia das Mães ou Black Friday, o empreendedor também pode assumir parte dos custos de frete, digamos nas compras de determinadas regiões em que a entrega é mais barata, e compensar o gasto com o número maior de vendas geradas. O importante é que, antes de apostar em uma estratégia, especialmente se ela envolver frete grátis, o lojista tenha noção de sua gestão logística, principalmente em relação aos custos com as entregas, para garantir que os resultados financeiros do período não sejam afetados negativamente”, ressalta.

Além de aproveitar grandes datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal, Vinicius Guimarães, Gerente de Marketing da Tray, destaca a data do Dia do Frete Gratis (Free Shopping Day), comemorada no dia 28 de abril, para aumentar a visibilidade e alavancar as vendas.

“Oferecer frete grátis pode ser uma chave para aumentar vendas e impulsionar sua loja virtual, principalmente em datas comemorativas, mas é preciso ter cautela para não prejudicar a saúde financeira da sua loja. No Dia do Frete Grátis, por exemplo, é possível realizar algumas estratégias, como estabelecer um valor mínimo para ter o benefício, oferecer a gratuidade como uma promoção limitada, gerando urgência de compra, recompensar clientes fiéis com o frete gratuito ou estabelecer o benefício para regiões específicas. Enfim, as possibilidades são inúmeras, mas o segredo é avaliar a margem e ter uma meta clara sobre o incremento necessário para evitar prejuízos. Muitas vezes, os clientes estão dispostos a gastar um pouco mais em um produto se souberem que não terão que pagar pelo frete. É preciso estar atento às mudanças no comportamento do consumidor e buscar oferecer uma experiência de compra segura, transparente e satisfatória”, finaliza Vinicius da Tray.

Metodologia 
O estudo foi realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, e ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais. 

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