Por Fábio Silva
A origem da palavra vem de meados do século XVII na Europa, para ser mais específico na França, e quer dizer que é aquela pessoa que assume risco e começa algo novo, que propõe fazer algo diferente ou usar os meios que têm em mãos e aplicar novas ideias para realizar um projeto.
Uma definição bem clássica do que é empreendedorismo: é disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, com alterações que envolvem inovação e riscos.
O empreendedorismo é intrínseco da natureza humana, ele pode surgir logo na inocência da infância. Você já viu alguém mais ousado que uma criança com seus sonhos? Pois bem, uma de suas características está ligada a correr riscos, fazer algo inovador, vender ideias e conhecer melhor um produto ou serviço e a forma de encantar os possíveis clientes da área na qual o empreendedor pretende atuar.
Os benefícios são grandes, mas as cobranças idem, o lado não muito glamoroso do empreendedorismo mostra sua dura face em aspectos, como:
- Burocracia para abrir uma empresa no Brasil
- Desamparo quanto a alguns direitos sociais
- Altíssimos riscos decorrentes de instabilidade econômica financeira
- Responsabilidade total pela empresa
- O chefe é o seu cliente
- Dificuldades com a gestão do negócio
- Leis que impedem e dificultam o crescimento e expansão do negócio
- Poucos incentivos fiscais
- Dificuldades de acesso a linhas de créditos
- Trabalho em tempo integral
Ao optar por empreender ao invés de realizar os sonhos de outras pessoas, você pode realizar os seus próprios sonhos. Tem uma frase do Ricardo Jordão do vendas cura tudo que diz assim: “Eu prefiro trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana, do que ser escravo das 09h às 18h”.
Os benefícios de ser um empreendedor vão muito além dos resultados ou números obtidos com o que se faz, os motivos pelos quais empreender é mais que uma atitude, e sim uma filosofia de vida são:
- Maior possibilidade de crescimento e aprendizado
- Maior liberdade e autonomia
- Gerenciamento do seu próprio tempo
- Estabelecimento de horários flexíveis
- Exercer a paixão pelo que faz
- Realização pessoal
- Gerar oportunidades de trabalho
- Cumprir uma missão
- Ter impacto social com a criação de novos produtos e serviços
- Deixar um legado para o país
Mesmo com enormes barreiras para o empreendedorismo, os dados reforçam essa característica no povo brasileiro. Segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio, isso é a segunda maior taxa do mundo, só perdemos para a Turquia.
Atualmente, há uma vasta literatura sobre o assunto, mais profissionais abordando o tema, trazendo suas experiências para mais canais de comunicação, como:
- cursos rápidos;
- eventos e workshops
- livros, ebooks e audiobooks
- graduações e pós-graduações voltadas para a área.
- mentorias empresariais
Isso demonstra um avanço considerável, que também conta com fortes aliados como SEBRAE e ENDEAVOUR que têm apoiado ações de fomento a todo o ecossistema.
Com a ascensão sócio econômica dos últimos anos as oportunidades estão aí, as mudanças constantes do mercado terá sempre um consumidor ávido por novos produtos e serviços, e que certamente o empreendedorismo poderá suprir.
Somos um país cheio de oportunidades, pois os problemas precisam ser resolvidos, e somente com inovação, e capacidade para correr riscos, que resolveremos as falhas que temos em: educação, saúde, segurança infraestrutura, logística, tecnologia e tantas outras.
O cenário atual está criando um país aberto para novas oportunidades de negócio, que geram valor para os seus consumidores. Nunca se teve tanto acesso às informações, muito se deve ao avanço das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Atualmente, o número de pessoas conectadas no Brasil ultrapassa a marca de 150 milhões de usuários e isso tende a diminuir os entraves burocráticos criando um cenário perfeito para o empreendedorismo. E aí, vamos empreender?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fábio Silva
Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação
Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.
Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.