As apostas no setor de carros eletrificados, aqueles 100% à bateria ou híbridos leves, são grandes. A expectativa é de que até 2030 eles correspondam a mais de 40% das vendas, conforme estudo divulgado pela consultora KPMG este ano. Viabilizando essa projeção está a necessidade de oferecer rotas de viagem com pontos de carregamento em localizações estratégicas. A YellotMob, startup goiana de mobilidade elétrica pioneira no Centro-Oeste, iniciou a ampliação de oferta de pontos de recarga em rodovias e prevê a inauguração de cerca de 40 estações no centro-oeste e outras regiões até o primeiro trimestre de 2023. Nesse sentido, os postos de combustíveis são espaços estratégicos para proporcionar mais comodidade nas viagens dos proprietários de carros elétricos.
Atenta ao momento de transição energética vivido no Brasil, a Rede Marajó é a primeira de Goiás a apostar na ideia. Em parceria com a YellotMob, acabou de inaugurar sua primeira estação de carregamento gratuita, em Hidrolândia, a 36 quilômetros de Goiânia. A previsão é instalar três novos pontos em postos da rede até março do ano que vem, chegando a cidades como Centralina e Frutal, em Minas Gerais, além de Aparecida de Goiânia. “É um investimento em inovação e sustentabilidade, visando oferecer um diferencial aos nossos clientes, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia na área e vislumbrar novas oportunidades de negócio”, justifica o engenheiro civil da rede, Dennis Sabino.
Hoje, para viajar com um carro elétrico, é preciso planejar sistematicamente a rota, uma vez que a autonomia média desses carros é de cerca de 300 quilômetros. Conforme dados de aplicativos de mobilidade, em Goiás, existem menos de 30 estações públicas de carregamento, a maioria na capital, revelando a necessidade de ampliação de pontos ao longo do interior do Estado, principalmente em rotas turísticas. “Além de buscar uma rede de parceiros, estamos fazendo um estudo de geolocalidade para ter assertividade e proporcionar aos proprietários de veículos elétricos maior autonomia de deslocamento, comodidade e conforto durante suas atividades do dia a dia”, explica o diretor executivo da YellotMob, Pedro Bouhid.
O empresário ressalta que, à primeira vista, pode parecer difícil conseguir construir essa rede de abastecimento do mesmo tamanho que a de combustíveis para permitir que as pessoas circulem com conforto. “Uma rede elétrica é muito mais simples. Não depende de extração, refino e distribuição concentrados em poucas empresas. Pelo contrário, a transição para o modelo elétrico vai beneficiar empreendedores de todos os tamanhos, desde aqueles que podem investir em uma única estação de carregamento a grandes redes de postos de combustíveis, com vistas à oportunidade de mercado de um conjunto de pontos de abastecimento”, considera.
Para Pedro, o crescente número de carros eletrificados – houve crescimento de 47% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021 – e a necessidade urgente de redução de índices de CO2 na atmosfera apontam para a relevância de investimentos nessa área. “Estamos diante daquela velha questão sobre o que tem que acontecer primeiro. Não podemos esperar que haja grande aquisição de veículos elétricos para pensar nessa infraestrutura, porque muita gente não cogita essa possibilidade justamente porque não existe infraestrutura. A hora de investir em mobilidade elétrica é agora. Vejo um mar aberto de oportunidades dentro de um ecossistema que em cinco anos estará muito bem utilizado. Quem investe agora garante, além de uma rentabilidade inicial, mais atratividade, recorrência e visibilidade sustentável”, pontua.
Sobre a YellotMob
Pioneira no Centro-Oeste, a YellotMob é uma startup goiana voltada a soluções de mobilidade elétrica. Originada a partir da Yellot, empresa do segmento de energia solar no mercado desde 2016, ela chega para atender uma área em crescimento. À medida que a venda de veículos elétricos aumenta, há a necessidade de infraestrutura necessária para receber essa nova demanda. E a YellotMob atua diretamente neste segmento, criando tecnologia, redes e conexões que ampliem as rotas de veículos elétricos e que proporcionem para esse mercado a infraestrutura necessária para expansão da mobilidade elétrica e melhor experiência do cliente.