Um estudo, realizado pela plataforma de treinamentos de vendas B2B neoxs, embora as ferramentas digitais tenham se consolidado como o principal meio de acessar o cliente, foi o bom e velho telefone que ganhou protagonismo na rotina dos vendedores na época da crise. Quase 80% dos entrevistados disseram utilizar a ligação tradicional para prospectar clientes.
Um bom exemplo de crescimento deste setor é de televendas da GSA Alimentos, empresa localizada no Polo Industrial de Aparecida de Goiânia. Em 2021, o departamento contava com cinco profissionais e, hoje, quase que dobrou, já são nove. E a previsão, até o fim do ano, é de fazer novas contratações.
Segundo o Supervisor de Televendas, Cleidimar Nunes, a pandemia despertou mais interesse em comprar por telefone com a qualidade, praticidade e comprometimento no atendimento. “Nossos clientes gostaram e mantiveram esse hábito”, explica.
A empresa disponibiliza facilidades para essas compras, como um catálogo on-line que permite acesso a todo o portfólio das marcas da GSA Alimentos como das distribuidoras das empresas. A aquisição pode ser efetuada no momento da ligação, pode-se agendar o contato ou até mesmo pedir um retorno pelo WhatApp. A formalização é realizada via aplicativo de mensagem. “O cliente compra no tempo dele”, pontua Cleidimar.
Para se mensurar, os números de vendas pelo departamento no primeiro semestre deste ano foram o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado.
As televendas representam maior facilidade de contato com o cliente, sem investir em deslocamento físico. Além disso, muitos consumidores se sentem mais seguros e confortáveis falando com um profissional do que fazendo seu pedido com um robô, um app ou plataforma. “A televenda humaniza o atendimento e até mesmo consegue sanar dúvidas e ser um canal de interação e de feedback com o consumidor”, explica Cleidimar.
Oportunidade
Além de gerar renda e conforto, o crescimento deste setor representa mais vagas de emprego. Esse é o caso da Ana Maria da Silva Quixabeira, de 32 anos. Ela está no quadro da empresa há seis meses devido a ampliação do departamento. Ela ficou na busca por recolocação profissional por três meses. “No trabalho anterior gastava quase três horas para chegar, agora são de 15 a 20 minutos. Ganhei qualidade de vida e saúde mental, pois estava muita cansada, o que afetou até minha filha que precisava acordar muito cedo para eu conseguir leva-la para a escola”, lembra.
Ainda construindo uma carteira de clientes, Ana Maria conta que tinha experiências com vendas presenciais, mas nunca tinha comercializado alimentos. “Cada dia é um desafio. Por telefone consegui a confiança de alguns clientes que se tornaram fieis. Diferente do vendedor fixo que vai no mercado e organiza a prateleira, eu ligo para saber como estão, vou construindo uma relação pelo fio”, revela a sua estratégia.
Sobre a GSA | #JeitoGSAdeser
Especializada na fabricação de macarrão instantâneo, refrescos em pó, salgadinhos, mistura para sopão, pipoca para micro-ondas e misturas para bolo.
Fundada em 1984, a GSA é administrada por Sandro Marques Scodro. Neste período, a empresa cresceu e adquiriu novas marcas e produtos. A GSA é responsável pelos produtos das marcas Refreskant, Sandella, Velly, Produtos Paulista, Icebel, Yolle, Sanditos, SanChips e Dona Raiz.