Goiânia pode ter uma redução de 21 para quatro dias no tempo de abertura de empresas. Essa simplificação do processo burocrático deve ser possível devido ao projeto proposto pelo grupo técnico formado por representantes da prefeitura de Goiânia, governo de Goiás e Sebrae-GO.
Segundo a Prefeitura de Goiânia, o portal em desenvolvimento permitirá a troca de informações com os órgãos e entidades de todas as esferas responsáveis. Dessa forma, pelo sistema, o empreendedor realizará as principais interações para o negócio, desde a abertura de empresas a emissões de licenças do exercício de atividades econômicas, o que resultará no lançamento do certificado de licenciamento.
Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, essa iniciativa vem como uma forma de simplificar e desburocratizar procedimentos, além de assegurar mais transparência.
“Com isso, os empreendedores vão conseguir abrir e legalizar suas empresas de maneira mais célere. Gerando um impacto positivo no desenvolvimento econômico e no ambiente de negócio”, ressalta.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Silvio Sousa, “ao entrar no sistema, o interessado terá todas as informações em um único lugar. Não será mais preciso comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo. Na plataforma, será possível efetuar todos os procedimentos para a abertura das empresas, pela internet, reduzindo a espera, simplificando os processos e diminuindo a burocracia”, afirma.
A iniciativa foi tomada após os resultados apresentados no relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, divulgado pelo Banco Mundial, que mostrou uma análise comparativa do ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.