Com consultoria da Smart Boss – especializada em gestão estratégica para negócios, a Accerte Tecnologia é uma das empresas, em Goiás, que começou, em novembro de 2020, o processo de implantação do programa de Compliance.
Hoje, a empresa colhe os frutos desse processo, conforme comentário do diretor da Accerte, Carlos Rodrigo Marquez:
“A implantação de compliance trouxe solidez e confiança aos processos organizacionais. Temos toda uma estrutura destinada a assegurar a conformidade dos atos de gestão, um sistema que, com a criação e internalização de normas permite, inclusive, prevenir atos lesivos, além de nos proporcionar credibilidade”, afirma.
A palavra “compliance” vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem ou um conjunto de regras. No ambiente corporativo, também está relacionado à integridade corporativa, a partir de um conjunto de medidas e procedimentos, relacionados à ética, transparência, gestão de riscos e responsabilização, que têm o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades.
Assim como a Accerte Tecnologia, mais empresas em Goiás têm participado dessa transformação na gestão, por meio do Compliance. O head da Smart Boss, Max Schaefer, que acompanha de perto os processos de implantação, acredita que o compliance é um “divisor de águas” para o meio empresarial. Para ele, aliado às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), o Compliance proporciona conformidade com as regras do mercado, melhora as atividades de gestão, de transparência, o cuidado no tratamento com stakeholders, entre outras questões.
“A implantação do programa de Compliance permite a evolução das organizações, proteção dos colaboradores e da própria empresa. Outra etapa importante é a formação do Comitê de Compliance, com representantes eleitos, internos e externos, que vão contribuir com a seguridade dos atos de gestão. A função desse comitê é deliberar sobre todos os temas relacionados ao canal de denúncias, assim como avaliar os controles internos e melhores práticas nas condutas junto aos colaboradores, clientes e parceiros”, ressalta Max Schaefer.
Na prática
A especialista em processos da Smart Boss, Meire Magalhães, atua com a implantação de Compliance e explica que mais do que apenas implantar, as empresas precisam estar atentas à disseminação das normas, com todos os envolvidos cientes, para cumprimento das regras existentes. São instrumentos de Compliance, orientados pela equipe da Smart Boss: canais de denúncias, treinamentos, análise e ponderação de riscos, cumprimento de políticas e procedimentos internos, definição de valores organizacionais e metas para atingir o propósito empresarial estabelecido.
“Tudo é pensado como uma forma de prevenção, manutenção e fortalecimento dos procedimentos. Por exemplo, ao aderir, de fato, ao Código de Ética e Conduta, o colaborador aumenta sua produtividade e ajuda com a proteção da empresa. A organização empresarial que aplica o Compliance é ainda bem vista por fornecedores e até por investidores, que preferem apostar em quem incentiva a gestão com padrões morais e legais”, confirma a analista de processos.
Em casa
A implantação do Programa de Compliance é uma das soluções oferecidas pela Smart Boss e assim como indica aos seus clientes, a empresa utiliza as mesmas práticas em processos internos, inclusive com a publicação do seu Código de Ética e Conduta, no ano de 2021.
A Smart Boss também adotou o “Foco no Negócio”, como instrumento estratégico de desenvolvimento responsável, e criou um comitê independe para deliberação de eventuais inconformidades que a empresa possa identificar no decorrer de sua trajetória e gerar maior segurança, transparência e produtividade aos nossos clientes. “São ferramentas elaboradas a partir de princípios éticos e de forma participativa”, afirma Max Schaefer.