A Cencosud, varejista líder na América do Sul com operações no Chile, Argentina, Brasil, Peru e Colômbia, anunciou hoje que sua subsidiária Cencosud Brasil assinou um acordo com os acionistas da GIGA para a aquisição de 100% da referida empresa.
O GIGA é um supermercado cash & carry (atacado) fundado em 2009, com 10 lojas localizadas na Grande São Paulo e possui 1 Centro de Distribuição. Em 31 de dezembro contava com mais de 1.300 funcionários. As lojas têm uma média de 4.500m² e estão bem localizadas, próximas a avenidas de alto tráfego. A receita bruta dos últimos 12 meses, até março de 2022, atingiu R$ 1,5 bilhão.
O preço da compra é de R$ 500 milhões (aproximadamente USD 100 milhões), e pode ser ajustado com base no capital de giro existente da GIGA na data em que a transação se tornar efetiva.
Com esta transação, a Cencosud entra no maior mercado do Brasil e da América do Sul, diretamente com o formato que mais cresce no Brasil e é o mais resistente a contextos macroeconômicos recessivos.
Segundo afirmou Matías Videla, CEO da Cencosud,
“estamos muitos entusiasmados por podermos entrar no maior mercado da América Latina como São Paulo, com um formato que sabemos que terá sinergia com as lojas que atualmente operamos no Brasil”.
Sobre a nova empresa, o executivo destacou que GIGA é uma marca muito valorizada em São Paulo, com alto potencial de crescimento e com uma administração local que tem demonstrado sucesso na execução desse formato”.
De acordo com o Guidance que a Cencosud divulgou no primeiro trimestre do ano, Videla destacou que “isso demonstra nosso compromisso e confiança com as 2 operações no Brasil, além disso amplia a base de ativos em um formato que é o mais bem sucedido do país, o qual continuaremos fomentando no futuro”.
Sebastián Los, Diretor Presidente da Cencosud Brasil, por sua vez sinalizou que “esta transação é um marco para a nossa operação no Brasil, acreditamos que o GIGA nos potencializará com o formato correto, em um estado pleno de oportunidades. Isto é o início de uma nova etapa de crescimento, que a nossa grande equipe da Cencosud Brasil saberá impulsionar”.
Como é usual neste tipo de acordo, a materialização da compra está sujeita ao cumprimento de certas condições, dentre elas a obtenção da autorização por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil.
Sobre o Grupo Cencosud
O Grupo Cencosud opera no Brasil desde 2007 com mais de 340 unidades e cerca de 23 mil colaboradores, presentes em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini, Mercantil Rodrigues e Spid. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo.
Fundado em 1963, possui ações na bolsa de Santiago, é um dos maiores e mais prestigiados grupos varejistas multimarca e multiformato da América Latina, com presença em 5 países e mais de 100 mil colaboradores. Mantém operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia, por meio de 5 segmentos de negócios: Supermercados, Home Center, Lojas de Departamento, Shoppings Centers e Serviços Financeiros.