O Projeto Piraíba, que visa investigar e monitorar peixes da bacia do Rio Araguaia, sendo o principal deles a espécie Piraíba, recebeu mais de R$ 30 mil do Sicoob UniCentro Br, cooperativa de crédito com mais de 69 mil cooperados em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal e um dos principais apoiadores do Projeto, para custeio de viabilização da iniciativa.
Lançado em agosto de 2021, o projeto terá cerca de nove bases de radiofrequência instaladas ao longo da divisa de Goiás com o Mato Grosso, sendo o maior planejamento em extensão de pesca e comportamento de peixes da América do Sul. A escolha de monitoramento da espécie Piraíba ocorre devido ao fato de ser um animal do topo da cadeia – bioindicador, sendo importante para diagnosticar e ter um retrato da fauna aquática do rio.
“Poder contribuir com a preservação dos peixes do Rio Araguaia é um grande privilégio e de imensa importância para a comunidade local dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, meio ambiente e para os apaixonados por pesca esportiva. Fornecer equipamentos para que os pesquisadores possam acompanhar o desenvolvimento destes peixes, sua reprodução e, principalmente, identificar onde há pesca predatória é fundamental”, afirma Raimundo Nonato, Diretor-Presidente do Sicoob UniCentro Br.
O Projeto Piraíba trabalha com a Ciência Cidadã, com fornecimento de cursos de capacitação e a participação informada e consciente da sociedade na pesquisa, transmitindo conhecimento e promovendo a conexão entre a comunidade e os pesquisadores. “Além do apoio financeiro, nós do Sicoob UniCentro Br também seremos grandes parceiros em outras ações sociais, pois desenvolvemos um curso específico de educação financeira a fim de auxiliar os ribeirinhos na gestão de demanda, recursos financeiros e investimentos, já que o principal recurso deles provém do turismos pesqueiro”, adianta Raimundo Nonato.
Sobre Sicoob UniCentro Br
O Sicoob UniCentro Br é uma Cooperativa de Crédito de livre admissão cujo objetivo é administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade a todos. Fundada há 30 anos, a cooperativa conta com mais de 69 mil cooperados nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.