Nesta quarta-feira (18 de agosto), é o Dia do Estagiário e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás) comemora a data disponibilizando a segunda versão do Programa Estagiário Extraordinário – a primeira foi em 2020. A iniciativa viabiliza gratuitamente conteúdo online no formato de trilhas de aprendizagem com oito módulos de temas atuais (vídeos), exercícios práticos, materiais complementares e uma seleção de livros especializados. O objetivo é explorar as principais características, desafios e habilidades dos estagiários, contribuindo para uma carreira profissional promissora dentro das organizações.
O material, que está disponível até o dia 10 de outubro no link (https://bit.ly/estagiario-extraordinario), oferece informações e conhecimentos importantes para o estagiário ingressar no mercado de trabalho. Entre os temas dos módulos estão Inteligência Emocional, Comunicação, Auto Liderança, Networking e Responsabilidade.
Oportunidades
Nesta quarta-feira, o IEL Goiás tem 1.133 vagas abertas para estágio no Estado, das quais 875 em Goiânia e 258 no interior do Estado. Os cursos com maior número de vagas são Administração (293), Ciências Contábeis (186), Marketing (128), Ensino Médio (102), Pedagogia (98), Direito (79) e Engenharia Civil (65).
“Mesmo com a crise econômica e a pandemia da Covid-19, o estágio vem sendo ainda mais uma importante estratégia para as empresas e órgãos públicos. O estágio é a grande oportunidade para os estudantes iniciarem a carreira na área em que estão cursando, além de propiciar a vivência, na prática, a teoria de sala de aula”, frisa o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel.
Remuneração
Além de ser oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, o estágio pode ser uma forma de ajudar na renda familiar e bancar o próprio estudo, já que a remuneração pode ser maior até que o salário mínimo – em alguns casos, a bolsa pode chegar a R$ 2,5 mil. “Muitos estagiários utilizam dos recursos da bolsa de estágio para aumentar a renda familiar ou mesmo custear as mensalidades escolares parcial ou integralmente. Em tempos de crise e desemprego, há estagiários que chegam a ser a salvação financeira da própria família”, afirma Tarciana Nascimento, gerente de Desenvolvimento Profissional do IEL Goiás.
“A experiência do estágio contribui nos relacionamentos interpessoais, oportuniza ao estudante extrair benefícios dos erros, possibilita uma futura colocação no mercado de trabalho e, principalmente, propicia uma análise se esta é realmente a profissão que deseja exercer nos próximos anos”, complementa Tarciana.
A Lei Federal de Estágio (11.788/08) estipula que deva ser pago ao estagiário (para estágios não obrigatórios) uma bolsa (salário) mais auxílio transporte. Não são estipulados em lei piso nem teto. Porém, os valores podem ser negociados entre empresa e estagiário.