Com o comércio aberto e a crescente preferência pelas compras online, 63% dos goianieneses pretendem presentear no Dia dos Pais este ano, é o que aponta enquete feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia) com consumidores da Capital.
Embora o percentual que deve ir às compras seja maior do que o dado brasileiro do ano passado (58%), a maior parte dos compradores está receosa em aumentar gastos este ano, sobretudo diante do cenário atual. Cerca de 53% dos consumidores de Goiânia esperam gastar o mesmo valor que em 2020, 23% quer gastar um valor menor, apenas 10% vai investir um valor mais alto no presente e 12% ainda não sabe.
O levantamento revela que 29% dos goianienses devem desembolsar entre R$ 80,00 a R$ 100,00; já 22% dos entrevistados devem gastar entre R$ 100,00 a R$ 150,00; também 22% querem gastar entre R$ 50,00 a R$ 80,00; 8% entre R$ 150,00 a R$ 200,00 e 7% acima de R$ 200,00 com os presentes. Os produtos campeões de venda devem ser as roupas e calçados (67%), perfumes e/ou cosméticos aparecem com 10%, acessórios 4%; celulares, eletroeletrônicos, serviços e acessórios para carro e/ou moto tiveram o percentual de 2% cada.
Os shoppings aparecem como o principal local de compras dos clientes da Capital com 42% de preferência, seguidos pelas plataformas digitais como internet (15%), aplicativos (2%), redes sociais (2%) e 21% em lojas de rua. Para os entrevistados, os principais diferenciais para efetivar a compra são o preço (41%), localização (14%), variedade e qualidade(13%), as promoções (6%), atendimento (5%) e frete grátis (1%).
Cleire Araújo, coordenadora de inovação da CDL e responsável pela enquete, aponta outros números como, 82% dos consumidores devem fazer pesquisa antes de comprar o presente, 34% ainda não sabem quando vão realizar a compra. “Além do pai, que será o principal presenteado (68%), temos a figura do marido/companheiro citado por 17% das pessoas e a mãe com 6%” afirma. Quando o assunto é forma de pagamento, o cartão de crédito parcelado aparece com 32%, cartão de crédito à vista 23%, cartão de débito 20%, dinheiro 17% e PIX 6%.
Entre os que não pretendem comprar o presente, 71% disseram que não têm quem presentear, 18% não consideram uma data importante, 3% citaram que estão sem condições financeiras e 1% está desempregado.
Metodologia: A enquete foi realizada com 134 consumidores de Goiânia, de forma online e em formulários impressos, entre os dias 16/07 a 26/07. Perfil dos participantes: 55% mulheres e 45% homens, de faixa etária acima de 16 anos.
Pingback: Shoppings goianos promovem campanhas para o Dia dos Pais (8) - Goiania Empresas