A goiana Hypera Pharma anuncia a aquisição de um portfólio de 12 marcas de medicamentos isentos de prescrição (OTC) e de prescrição (RX) da Sanofi na América Latina por US$ 190,3 milhões.
Com a novidade, a Hypera Pharma inicia sua presença na categoria de higiene bucal, com o antisséptico Cepacol, amplia sua atuação no mercado de Consumer Health, com o analgésico AAS e o fitoterápico Naturetti, e reforça sua presença no mercado de produtos de prescrição em áreas terapêuticas como sistema nervoso central e gastrointestinal, com os medicamentos Buclina, para estímulo do apetite, e Hidantal, indicado para tratamento de epilepsia.
Em 2020, o Brasil representou aproximadamente 67% da receita líquida desse portfólio.
“Somos uma Companhia nacional, alcançando atualmente 96% dos pontos de venda do Brasil, e nossa plataforma operacional nos permitirá fortalecer marcas já bem estabelecidas, alavancando seu potencial de crescimento. Conseguiremos dar mais foco às marcas adquiridas, investindo em marketing e inovação”, comenta Breno Oliveira, CEO da Hypera Pharma.
Segundo a companhia goiana, a transação está alinhada com a estratégia de fortalecer sua presença no mercado brasileiro por meio de produtos com alto potencial de crescimento. De acordo com fato relevante, a Hypera e a Sanofi assinarão acordo de fabricação e fornecimento, por meio do qual a Sanofi continuará a fornecer produtos à companhia pelo período de até três anos.
A transação está sujeita a certas condições precedentes, entre elas a aprovação pelas autoridades antitrustes competentes. As 12 marcas adquirias são: AAS, Naturetti, Hexomedine, Pepsamar, Cepacol, Melox, Calcigenol e Pax, em OTC; e Buclina, Hidantal, Sulpan e Aturgyl, no segmento RX.
Recentemente, a Hypera Pharma realizou a maior aquisição de sua história com a conclusão da compra de portfólio selecionado de marcas da Takeda no Brasil, acrescentando a seu portfólio nomes como Neosaldina, Eparema e Nebacetin, e tornando-se um grande player no segmento de Consumer Health.
Reação do mercado
Na avaliação da XP, a aquisição de marcas da Sanofi pela Hypera foi um “movimento ousado” no mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês).
Em comentário divulgado nesta terça, os analistas da XP escrevem que o portfólio da Sanofi teve vendas de R$ 250 milhões em 2020 e, portanto, o valuation implícito de valor da empresa sobre vendas (EV/Vendas) é de cerca de 4,0 vezes, em comparação com o EV/Vendas de 2020 da Hypera de 6,5 vezes.
“Além das marcas, acreditamos que a companhia será capaz de aproveitar as sinergias de custos integrando a produção dos medicamentos da Sanofi, bem como as sinergias fiscais dos benefícios que a Hypera tem em Goiás”, escreve o time de análise.
Eles destacam ainda que a Hypera será capaz de diluir mais suas despesas operacionais, pois está apenas adicionando as marcas e produtos ao seu portfólio, tornando a transação altamente atrativa também na perspectiva de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês).
A XP reitera a recomendação de compra para os papéis HYPE3, com preço-alvo de R$ 48 por ação – o que implica potencial de alta de 40% ante o fechamento do último pregão.
Já o Credit Suisse destaca em breve nota que as marcas adquiridas devem se beneficiar dos recursos comerciais da Hypera.
Com informações InfoMoney e NewTrade
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