Conta-se que a história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios e plebeus, que eles misturavam água e farinha para formar uma espécie de pão sírio. Os turcos teriam aperfeiçoado o alimento adicionando carne de carneiro na hora de servir.
Porém, os méritos são da Itália, que recebeu o prato pelo porto de Nápoles e o popularizou. Era um alimento recheado com alho, queijo e peixe.
O pizzaiolo Dom Rafaelle Espósito foi o primeiro a acrescentar tomate para homenagear uma das cores da bandeira italiana. E foi também por mãos italianas que a pizza chegou ao Brasil.
No Brasil, o dia pizza é comemorado em 10 de julho. As pizzarias fazem promoções para estimular os paladares dispostos a se entregar aos sabores da massa. O dia foi instituído pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho em 1985, época em que um desafio escolheu as 10 melhores receitas de muçarela e margherita. A data virou tradição.
Foi pela paixão em desbravar ainda mais os caminhos da pizza e de servir a quem possui restrições alimentares, que nasceu o Breadys. Startup formada pela empreendedora Elza Mendonça e filhos. A ideia era produzir massas mais leves, sem dispensar as inúmeras possibilidades de recheios.
Desde então, surgiram massas preparadas com polvilho e inhame, leves, delicadas e crocantes. Recheadas com crótons de queijo parmesão ou provolone; com queijo coalho e bacon. E, para quem gosta de recheios naturais, ricota, espinafre e abobrinha. O cardápio é composto por 25 tipos diferentes de recheios.
Segundo tempo
Elza trabalhou por mais de 30 anos no setor moveleiro. O segundo tempo começou após os 50, com um curso básico de empreendedorismo, oferecido pelo CEI (Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás) no início de 2019.
Depois do curso, Elza decidiu em conjunto com os filhos criar a startup Breadys, e estabeleceu um vínculo mais duradouro com o CEI, por meio dos programas de pré-incubação, incubação, que oferecem mentorias, treinamentos e cursos.Durante a pandemia, os empreendedores tiveram que se reinventar e criar novas preparações.
Assim, o Breadys passou a oferecer também a massa fechada em forma de sanduíche, com recheios doces, como brigadeiro belga, e salgados, como mortadela bologna, alho, rúcula e outras opções. Outra novidade criada durante o distanciamento foi a empada, com recheios, como ricota, bacon e shitake. O Breadys também decidiu trilhar novos caminhos em busca de parceiros comerciais, que vão desde os mercados, empórios e pessoas que querem empreender dentro de casa. A startup concluiu que o produto precisa estar ao alcance de todos, sejam celíacos e pessoas que buscam uma dieta livre de glúten e mais leve. E uma boa rede de parceiros foi a melhor forma de alcançar este mercado.
Em 2021, o Breadys pretende aumentar a sua capacidade produtiva e criar a linha de produtos sem lactose para atender mais uma fatia do mercado que, por vezes, encontra poucas opções de alimentação.