A advogada Melina Lobo foi escolhida para ser uma das coordenadoras do Núcleo Brasília do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), responsável pelo Centro-Norte do País. A área de atuação abrange associados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
A relevância econômica dos estados compreendidos pela regional chama a atenção da direção da entidade. O instituto atua na elaboração de pesquisas, no desenvolvimento de publicações e na difusão de conteúdo produzido por parceiros, como Banrisul, Bradesco, CPFL Energia, Embraer, Itaú e Santander.
Melina explica que governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
“A geração de conhecimento é primordial no modelo de atuação do IBGC em seu processo de disseminação das melhores práticas de governança corporativa”, pontua Melina.
Fundado em 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, organização da sociedade civil, é referência nacional e uma das principais no mundo em governança corporativa. O principal objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.