Convênio entre OCB/GO e Sebrae/GO vai estimular retomada da economia em Goiás

No momento, você está visualizando Convênio entre OCB/GO e Sebrae/GO vai estimular retomada da economia em Goiás
Parceria terá início com o projeto Incubacoop no município de São Miguel do Passa Quatro (Na foto: Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO /Divulgação)

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e o Diretor-Superintendente do Sebrae/GO, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, firmaram um convênio, na segunda-feira (10), no formato guarda-chuva, em que as entidades compartilharão ações e projetos voltados para o cooperativismo. O objetivo é unir esforços em prol do cooperativismo no Estado de Goiás por meio do desenvolvimento de ações previamente acordadas de capacitações e consultorias a grupos produtivos com propósito de organização cooperativa, bem como às empresas cooperadas e às cooperativas vinculadas à OCB/GO.

A parceria terá início com o Incubacoop, projeto incubador e acelerador de cooperativas que está sendo implantado de forma pioneira no município goiano de São Miguel do Passa Quatro, onde se pretende estimular e apoiar a cultura cooperativista visando à geração de emprego e renda e também contribuir para o desenvolvimento econômico e social local, de modo a torná-lo referência em empreendedorismo, cidadania e negócios sustentáveis. O projeto piloto começou pela fase da sensibilização da comunidade, no dia 29 de abril, com a apresentação do projeto ao Prefeito de São Miguel do Passa Quatro, e teve sequência nos dias 4 e 5 de maio, com a realização das primeiras reuniões com os titulares das secretarias da Agricultura e da Indústria e Comércio do município e grupos de arranjos produtivos locais.     

Sobre a parceria com o Sebrae/GO, Luís Alberto Pereira explica que todas as entidades do Sistema S se complementam em seus objetivos.

“O Sebrae, especificamente, trabalha a gestão e a viabilidade do negócio, enquanto o Sistema OCB trabalha a representação e desenvolvimento de cooperativas e a formação profissional de dirigentes e colaboradores. Portanto, nessa parceria visando à geração de emprego e renda com a criação de cooperativas por meio do projeto IncubaCoop, há uma sinergia perfeita entre as duas instituições,” avalia.

Suporte técnico

O Sebrae/GO vai oferecer suporte técnico por meio de seus consultores e técnicos especializados e apoiar a OCB/GO por meio de palestras, cursos, orientações e consultorias contempladas no seu portfólio de soluções, inclusive com fornecimento de material didático e de apoio, quando necessário.  Segundo Diogo Oliveira, coordenador de Relações Institucionais do Sistema OCB/GO, ao mesmo tempo em que a entidade oferece a solução cooperativa, o Sebrae/GO traz a sua expertise em relação ao mercado, fortalecendo as novas cooperativas para que se consolidem em suas áreas de atuação.

A parceria com o município de São Miguel do Passa Quatro, por sua vez, foi estabelecida a partir da assinatura de um protocolo de intenções pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, Rafael Rézio, representando o Secretário de Estado da Retomada, César Augusto Moura, e o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira de Souza. O projeto piloto teve início pela fase da sensibilização da comunidade, no dia 29 de abril, com a apresentação do projeto ao prefeito e seus auxiliares, e teve sequência nos dias 4 e 5 de maio, com a realização das primeiras reuniões com os titulares das secretarias da Agricultura e da Indústria e Comércio do município e grupos de arranjos produtivos locais.

A parceria está em consonância com o escopo do projeto denominado Coopera Goiás, outra parceria firmada entre o Sistema OCB/GO, Governo do Estado de Goiás e a Secretaria da Retomada. Segundo Luís Alberto Pereira, o lançamento do projeto-piloto do Incubacoop, no município de São Miguel do Passa Quatro, representa o início das ações práticas visando a criação de novas cooperativas que ajudem no processo de recuperação da economia, impactada pela crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19.

Deixe um comentário