Em 2020, o retorno médio de locação comercial foi calculado em 5,45% ao ano, superando a rentabilidade do aluguel de imóveis residenciais (4,70% ao ano), bem como o retorno médio real (já descontando a inflação) de outros investimentos que têm a taxa Selic, na época de 2% ao ano, como referência, de acordo com o Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial. Os números mostram que, mesmo com as adversidades da pandemia, os pontos comerciais estiveram em alta.
Um empreendimento de destaque em Goiânia, em vários aspectos, e também na locação comercial é o Órion Complex, no Setor Marista. O complexo possui hotel, shopping, hospital e salas para consultórios e negócios em geral, fatores que contribuíram para seu sucesso, que é destacado pela gerente comercial da URBS Imobiliária, Gyselle Rodrigues Campos. “Fizemos a avaliação de mercado do produto, muitos proprietários compraram unidades com intenção de investimento e tivemos vários negócios fechados antes da entrega”, afirma.
Ela revela que a URBS já alugou mais 105 unidades distribuídas entre as torres que contemplam o centro comercial e o clínico.
“Comparado com outros prédios comerciais de Goiânia, a locação no Órion é mais rápida. Tenho poucas disponíveis, com metragens menores, que variam entre 32 m² e 107 m²”, destaca a especialista, ressaltando que o local não abriga apenas profissionais da área da saúde.
“Tenho muita procura de escritórios de advocacia, contabilidade, engenharia, tecnologia da informação, startups, entre outros”.
Um exemplo é o escritório de advocacia Erlon Fernandes Sociedade de Advogados, instalado no local desde 2019 e que possui uma equipe de dez advogados de diversas especialidades. “Escolhi o Órion pela questão de segurança e localização e por ser um prédio multifuncional”, destaca o advogado e proprietário do escritório, Erlon Fernandes. Ele conta ainda que os clientes aprovaram a escolha. “Eles aproveitam que estão aqui para fazer outras coisas, como ir ao médico, ao shopping. E eu também já recebi vários clientes sem hora marcada, que tinham vindo ao Órion apenas para almoçar em algum restaurante”.
A localização do Órion Complex, entre as avenidas Portugal e Mutirão, é um fator importante na visão da gerente comercial da URBS Imobiliária. “A localização é estratégica para vários segmentos e tem tudo por perto, restaurantes, bancos, farmácias. Além disso, o Órion se tornou um ponto de referência na cidade. Os profissionais que ali estão percebem um status a mais”, ressalta Gyselle.
Albert Einstein
Para a especialista do mercado imobiliário, o Hospital Órion ter a gestão do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, era um fator importante, mas a compra da unidade goiana pela paulista, fazendo com que Goiânia tenha a primeira unidade do Einstein fora de São Paulo é algo que eleva o patamar de todo o complexo.
“Ficou ainda mais valorizado. E o custo benefício de estar no Órion vale a pena, pois a diferença para outros prédios comerciais lançados no mesmo período e com um padrão construtivo semelhante não é grande, girando em torno de 15%”, analisa Gyselle Rodrigues.
Ela afirma que ser um empreendimento de uso misto é um facilitador. “Mesmo os profissionais de saúde que não estão no hospital possuem uma estrutura que favorece. Tem ao lado um hotel, feito com a intenção de auxiliar pacientes, principalmente os que vêm de outras cidades e estados”, destaca a gerente comercial da URBS, que aponta ainda os diversos profissionais do centro clínico. “Nesse último ano, com a pandemia, várias especialidades agregaram ao complexo, como psicologia, odontologia e fonoaudiologia”, diz.
A alergista Danielli Christinni Bichuetti Silva Diniz já está no local há quase dois anos, alugou uma sala no centro clínico do Órion Complex em julho de 2019. “Somos quatro alergistas que estávamos com a clínica no Setor Aeroporto, mas gostaríamos de sair de um imóvel de rua para um prédio e vimos o Órion como algo diferenciado. Possui boa infraestrutura e localização, acredito que facilitou o acesso para a maioria dos pacientes. Além disso, ter outras áreas médicas no mesmo local também agrega”, ressaltou.