Colégio ALFA promove aulas de educação financeira para alunos do Ensino Médio

No momento, você está visualizando Colégio ALFA promove aulas de educação financeira para alunos do Ensino Médio
Durante as aulas, estudantes realizam atividades práticas como: Quadro de Sonhos e modelagem de um orçamento familiar (Crédito da imagem: Freepik)

Segundo os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) cerca de 66,3% dos consumidores terminaram o ano de 2020 com dívidas. Nesse contexto, o Colégio ALFA integrou em suas atividades conteúdos voltados à educação financeira para alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio.

“Neste momento de recessão financeira mais do que nunca é melhor estar atento. O jovem é muito imediatista com desejos que podem prejudicá-los no futuro. Por isso, através da educação financeira, os adolescentes são motivados a sonhar e aprender táticas para um futuro financeiro estável”, explica Higor Albuquerque, professor de Educação Financeira do Colégio ALFA.

A partir de uma metodologia denominada DSOP que significa D (Diagnosticar) S (Sonhar) O (Orçar) P (Poupar), o Colégio trata o estudo de finanças como uma ciência exata e comportamental. Durante as aulas, os estudantes realizam atividades práticas como: Quadro de Sonhos, modelagem de um orçamento familiar e simulações de investimento.

Sobre o Colégio ALFA

Com atividades iniciadas em 2020 e pertencente ao mesmo grupo da UNIALFA e FADISP, o Colégio Alves Faria – ALFA é um espaço para sonhos, oportunidades e desenvolvimento destinado ao aluno do Ensino Médio. Um lugar onde a curiosidade é despertada e transformada em exploração e construção. Seu Projeto Político Pedagógico está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Os projetos educacionais que serão realizados durante cada ano letivo visam desenvolver as 10 competências da BNCC: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; responsabilidade e cidadania; empatia e cooperação; autoconhecimento e autocuidado; argumentação; trabalho e projeto de vida. Por meio de metodologias ativas, disciplinas integradas, alunos trabalhando em equipe e professor facilitador da aprendizagem, os alunos são provocados a pensarem criticamente, a adquirirem o hábito da leitura e a mergulharem na pesquisa por meio da Iniciação Científica.

Deixe um comentário