Reconhecimento facial via aplicativo garante troféu ao Sicoob

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Simplificação da experiência dos usuários é estratégica para ampliar o cooperativismo no país (Imagem: Pixabay)

O Sicoob foi o grande vencedor do Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital 2020, na categoria “Experiência do Usuário”, com o case “Reconhecimento Facial no App Sicoob”. No total, concorreram à premiação, realizada pela Cantarino Brasileiro, mais de 400 projetos, de um total de 67 instituições. 

Até o início da pandemia, por questões de segurança adotadas também por muitas instituições financeiras, era necessário que o cooperado comparecesse presencialmente à sua cooperativa ou utilizasse um terminal de autoatendimento eletrônico (ATM) para efetivar liberação do primeiro dispositivo a ser utilizado, cadastramento das senhas de acesso, efetivação aos canais digitais e geração do código para identificação positiva no ATM. 

Diante do cenário mundial de isolamento social, provocado pela pandemia, tornou-se primordial disponibilizar ao cooperado uma possibilidade de iniciar o uso dos canais digitais ou mesmo cadastrar novas senhas e liberar dispositivos sem a necessidade de se dirigir presencialmente a uma cooperativa. 

Sendo assim, o Sicoob elaborou novo fluxo por meio do aplicativo disponível nas lojas virtuais, em que o próprio cooperado realiza o cadastramento da sua senha de acesso aos canais digitais, liberação do dispositivo celular e senha de efetivação de transações financeiras. 

O novo fluxo permite a identificação do cooperado por meio de dados cadastrais, token de segurança como segundo fator de autenticação (SMS para o celular cadastrado previamente) e reconhecimento facial por meio de uma selfie, utilizando recursos de Inteligência Artificial (IA). O Sicoob foi pioneiro no desenvolvimento dessa tecnologia que, já em abril de 2020, estava em pleno funcionamento no app

Sicoob reestrutura a experiência virtual 

Desde o lançamento do aplicativo Faça Parte, em que o processo de associação ao Sicoob passou a ser oferecido de forma totalmente digital, o Sistema alcançou a marca de quase 100 mil novos cooperados digitais, uma média de 2,5 mil por mês.  

A instituição avalia que essa marca é bastante representativa para o cenário das cooperativas e, para reforçar sua estratégia de ampliar sua atuação na associação digital, toda tecnologia e processos de onboarding passaram por uma completa reformulação. Outra novidade é a associação digital dos Microempresários Individuais (MEI). 

Desde 4 de dezembro, os interessados em se associar ao Sicoob contam com uma experiência completamente reformulada, em que foram utilizados os conceitos mais modernos de experiência do usuário, com telas, nomenclaturas e navegação muito mais simplificadas e diretas. Além disso, o Sicoob modificou exigências de documentos, facilitando ainda mais todo o processo. Além disso todo processo de backoffice foi modernizado, o que levará a aprovações muito mais rápidas. 

Novidades 

Outra mudança foi a revisão do pacote de serviços, sendo disponibilizado cartão de crédito internacional sem anuidade e integração total ao Pix, plataforma de pagamentos e recebimentos desenvolvida pelo Banco Central para facilitar a vida financeira dos brasileiros.  

Uma outra novidade que o Sicoob preparou para dezembro foi a possibilidade de associação de Microempreendedores Individuais (MEI) diretamente pelo aplicativo. Esse público recebe um cartão especial, chamado Sicoobcard Executivo, que possui tanto crédito quanto débito. 

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