Sustentabilidade, Pessoas e Governança: um compromisso que se renova diariamente

Você está visualizando atualmente Sustentabilidade, Pessoas e Governança: um compromisso que se renova diariamente
Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan mostrou que mais da metade dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas mais sustentáveis e que 84% ainda desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.

Já um levantamento global da EY apontou que 99% dos investidores entrevistados utilizam as divulgações ESG (Environmental, Social and Governance) das empresas como parte de suas decisões de investimento e que 78% acreditam, ainda, que as empresas devem fazer investimentos que abordem questões ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo.

Os dados atestam que o mundo, inclusive o corporativo, está passando por significativas mudanças e que o lucro já não deve ser mais o único – ou o principal – objetivo das empresas. É preciso, acima de tudo, se amparar em pilares ambientais, sociais e de governança corporativa.

Imbuída desta percepção global, a FR. Incorporadora – que soma mais de duas décadas de atuação no segmento de incorporação imobiliária na cidade de Goiânia – está entre as organizações que fomentam diversas práticas, além de novas aspirações, neste sentido.

Em seu manifesto, por exemplo, a incorporadora reforça que o maior aprendizado que o tempo trouxe foi o de que “os valores que norteiam suas realizações são parte do que retribuem à cidade, à sociedade, a todos os que a acompanham nesta jornada”. Tanto que, em 2019, ratificou seu compromisso com pautas que vão além das metas econômicas e financeiras, por meio de atualizações em seu contrato social com as inclusões das devidas cláusulas.

Recentemente a empresa ainda apresentou seu Relatório ESG 2023 e anunciou sua aspiração à Certificação B – a mais importante no cenário corporativo mundial -, agora em 2023, como forma de chancelar toda sua dedicação e o trabalho iniciado em 2019, sobre o tripé da sustentabilidade.

No documento, a incorporadora também declara ter estabelecido o compromisso com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a fim de canalizar suas ações em prol de impactos positivos. São eles: Igualdade de Gênero (ODS 5), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

“Nossa atuação no segmento de incorporação imobiliária tem como base, em mais de duas décadas de mercado, o crescimento adequado a princípios éticos, à satisfação das expectativas de nossos clientes, a uma imagem sólida de nossa marca e, especialmente, à consciência da responsabilidade que temos sobre a sociedade e o meio ambiente. A história que nos trouxe até aqui faz de nós uma empresa consistente e pronta para ampliar seus desafios”, declara João Artur Rassi, Diretor-Presidente da FR Incorporadora.

Meio ambiente

Medidas conscientes destinadas a amenizar os impactos ambientais e a equilibrar o consumo de recursos naturais já são implementadas na elaboração da obra de cada empreendimento da FR. Incorporadora. Entre elas está o estabelecimento de programas de desempenho ambiental baseados em indicadores que permitam o monitoramento do consumo de água, energia e resíduos.

A começar por melhorias no entorno das obras, proporcionadas não só pelo desenvolvimento social e regional, mas também por fachadas ativas, por oferta de cultura e sustentabilidade com biblioteca solidária e coletores de pilhas para o devido descarte. Soluções sustentáveis de mobilidade – como vagas preparadas para a instalação de carregadores dedicados a veículos elétricos – também fazem parte do projeto para seus empreendimentos, conforme a viabilidade.

A água pluvial coletada nas obras é aproveitada na irrigação dos jardins e áreas com vegetação, onde já são priorizadas espécies nativas do Cerrado, que têm boa adaptabilidade ao clima e demandam menos consumo de água. Já para amenizar a produção de resíduos nas obras, são utilizados blocos racionalizados (alvenaria de vedação) e gesso acartonado.

Tais medidas garantiram à incorporadora o recebimento da certificação Casa Azul CAIXA nível Safira na obra do empreendimento Distrito Goiás Norte, selo que ratifica o trabalho adotado em prol da sustentabilidade em projetos habitacionais. Sem contar a pontuação geral de 63,5% no ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 17,8% No ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) da ONU.

Social

Já o papel da FR. no desenvolvimento social e regional vai além da realização de lares e do empenho pelos avanços da cidade. A incorporadora gera mais de 1.000 empregos diretos e indiretos e ainda firma inúmeras parcerias com fornecedores e prestadores de serviços locais. Entre 2020 e 2022, por exemplo, mais de 60% de seus investimentos totais foram destinados a empresas goianas.

Além do mais, uma parceria firmada com a ENEL levou às suas obras, nos últimos anos, pontos itinerantes de coleta de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas e troca por lâmpadas LED. Com esta ação, centenas de famílias são beneficiadas através de estímulos para a economia na conta de luz e no uso de recursos naturais.

O apoio ao esporte também se faz presente através de contribuição mensal dedicada à Associação Paraolímpicos do Futuro, de Goiânia, projeto que oferece iniciação esportiva a pessoas com deficiência. E um apoio mensal também é destinado ao Hospital Espírita Eurípedes Barsanulfo para contribuir com o desenvolvimento das ações educacionais, culturais e de saúde da instituição filantrópica.

A FR. também está diuturnamente comprometida em proporcionar condições seguras e saudáveis para o desenvolvimento de suas atividades, assim como a prevenção de acidentes e problemas de saúde relacionados ao trabalho. E isso é colocado em prática por meio da conscientização e participação de seus colaboradores, terceiros, visitantes e clientes.

Só nos últimos 12 meses, como saldo dos treinamentos ministrados às equipes, foi contabilizada uma média de 307 minutos por cada colaborador dedicados aos temas correlatos à SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Além do mais, no somatório de todas suas obras em andamento, foram registradas apenas duas ocorrências de acidentes de trabalho ao longo de 2022, atestando que as ações preventivas têm sido eficientes.

Outras ações e melhorias institucionais que também vêm sendo implantadas pela incorporadora são o Programa de Treinamento de Líderes PDL; a criação de Plano de Cargos e Salários; uma rotina semanal de ginástica laboral nos seus escritórios administrativos e obras; assistência médica; treinamentos; parceria com a instituição de ensino EBAC, que oferece estímulos especiais ao desenvolvimento pessoal e profissional com cursos educacionais, entre outras.
Governança e questões de gênero

Além de ser uma empresa auditada desde 2017, a gestão de Governança e Integridade Corporativa da FR. Incorporadora adota, desde 2018, as mais atualizadas recomendações do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Suas ações e as de seus stakeholders são pautadas por um Código de Conduta, por Políticas Anticorrupção, de Compras, Fornecedores e LGPD, assim como a Política do Sistema de Gestão Integrada, com o objetivo de prover uma gestão eficaz baseada no modelo de melhoria contínua.

A empresa ainda conta com um Conselho Consultivo, composto por oito membros, que fica à frente das validações das políticas corporativas, de novos projetos e dos assuntos vinculados aos resultados gerais. Além de comitês nas áreas de ESG, Qualidade, Ambiental, Segurança do Trabalho, Riscos e Compliance, como meio de aprimoramento dos planos e estratégias a serem traçadas.

O compromisso com a satisfação das expectativas de cada proprietário de um apartamento FR também é renovado continuamente. Seja por meio de treinamentos e aprimoramento do atendimento realizado pelos consultores comerciais, como também pela fiscalização do andamento e cumprimento dos planejamentos das obras, seleção de fornecedores feita através de um processo de qualificação, segurança das informações e avaliações pós-compra, na entrega de chaves e de primeiro ano.

“Em prol da sociedade, nosso trabalho abrange a geração de oportunidades, empregos e a viabilização de projetos de vida, assim como também se faz presente no progresso da cidade que nos abraça. As realizações que nos acompanham em todos esses anos são o indicativo de que estamos no caminho certo. Mas é nos próximos passos e no compromisso contínuo com os aprimoramentos que mora nossa grande motivação”, complementa o Diretor-Presidente da empresa.

Outro compromisso da empresa é aumentar a presença feminina nas obras. Nesse sentido, a FR. aderiu ao ODS 5 da ONU, dedicado à Igualdade de Gênero. Em seus setores administrativos, as mulheres já representam um percentual muito expressivo no total de colaboradores, mas a meta é que elas estejam mais presentes nas obras e, para cumpri-la, foi iniciada uma série de diálogos institucionais que projetam ações e parcerias dedicadas ao tema.

Com uma história de resultados sólidos e realizações expressivas, a FR. figura no top 5 das maiores incorporadoras de Goiás, de acordo com a pesquisa realizada em 2023 pela ADEMI-GO (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado de Goiás). São 46 empreendimentos entregues, mais de 8.500 lares realizados e mais de 1 milhão de m² de área construída em 15 bairros de Goiânia.